Foto: Leto Ribas/CBF |
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou que vai solicitar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão do futsal e do beach soccer no programa dos Jogos Olímpicos.
A decisão foi anunciada após a realização do Conselho da Federação, nesta quinta-feira (3).
Esta será a primeira vez que a FIFA faz uma representação oficial pela entrada do futsal e do beach soccer junto ao COI.
Em relação ao futsal, já haviam acontecido tentativas por parte da extinta Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), primeira entidade a gerenciar o futsal no mundo, para que o esporte entrasse no programa, mas elas jamais chegaram oficialmente ao COI.
Em documento apresentado na reunião do conselho da FIFA nesta quinta, no qual a entidade traça seus objetivos estratégicos para o ciclo até 2027, consta a afirmação de que o órgão fará proposta formal pela inclusão do futsal e do futebol de areia no programa olímpico.
“Dados os níveis de participação ao redor do mundo, a FIFA também vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de areia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui em diante”, diz o texto.
Além da inclusão dos dois esportes, a entidade que ainda afirma que o solicitará o aumento de participantes no torneio de futebol feminino de campo, de 12 para 16 seleções, o mesmo número do torneio masculino.
1 Comentários
Gostaria que a Fifa acabasse com essa coisa de seleções Sub-23 nos Jogos Olímpicos e autorizasse as seleções nacionais a competirem com suas equipes principais, lógico que com regras para evitar prejuízo dos clubes e excessivo desgaste dos jogadores como: aumento do número de convocados e os jogadores poderiam apenas participar de uma competição oficial por suas seleções em anos olimpícos (torneio continental ou Olimpíadas).
ResponderExcluir