Foto:Reprodução/Boxe Scotland |
A Associação Internacional de Boxe (IBA) criticou fortemente "a tentativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) de interferir na independência das Federações Nacionais de Boxe que são atualmente membros da IBA".
"A carta enviada a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) em 30 de setembro é uma prova dos jogos políticos ultrajantes do COI; a IBA está profundamente desapontada e à beira de uma chantagem esportiva. O secretário-geral e CEO da IBA, Chris Roberts OBE, enviou uma carta aos CONs expondo a posição da IBA sobre este assunto ", disse a organização em um comunicado público.
A IBA "não tem problemas com o Movimento Olímpico, respeitamos seus valores e o boxe é parte integrante dele. A tensão entre a IBA e o COI foi causada por um conflito com a liderança do COI, que colocou sua própria agenda política à frente dos valores e da visão olímpica. Isso é totalmente inaceitável, pois colocamos nossos atletas e treinadores, oficiais e membros no centro de nosso negócio principal."
A Federação Internacional de Boxe disse: "A pressão sem precedentes do COI sobre esses CONs é vista como 'interferência direta' na agenda de membros independentes da IBA que expressaram sua vontade democrática de fazer parte da IBA e de um presidente democraticamente eleito (Umar Kremlev) em quem confiam. "
A IBA exorta suas Federações Nacionais "a permanecerem calmas e não seguirem essas intenções de 'gaslighting' do COI, que quer prejudicar o boxe. Tentar influenciar os membros nos bastidores não é a maneira como esperaríamos que esta organização operasse.
Fundada em 1946, a Associação Internacional de Boxe tem uma longa história e tradição, experiência profissional e uma posição financeira estável, bem como atletas, treinadores e fãs dedicados que a apoiam. "Ele também compartilha os valores olímpicos e, ao contrário do COI, está lutando pelos princípios olímpicos. Seu objetivo é servir atletas, treinadores e Federações Nacionais", continuou o comunicado.
A IBA permanece "unida e forte na luta pela prosperidade e desenvolvimento do boxe. Esta carta aos CONs é um exemplo de interferência grosseira nos assuntos internos da família IBA. O boxe faz parte dos antigos Jogos Olímpicos desde 688 aC e essa longa história não pode ser apagada por um jogo político jogado por algumas pessoas míopes. Como tão poucos podem influenciar tantos é uma vergonha.
"Defender uma transição para outra organização que não pode garantir o desenvolvimento do esporte, devido à falta de financiamento e competência gerencial, é uma tentativa subversiva de destruir a história de um dos esportes olímpicos mais antigos e minar seu futuro", apontou a organização.
A IBA afirma ser "a casa e o futuro do boxe", e não há alternativa. Mais uma vez, pedimos às nossas federações nacionais que se unam sob a bandeira da IBA e apoiem todos os envolvidos no avanço."
0 Comentários