Últimas Notícias

Jessica Campbell faz história como primeira mulher treinadora assistente na NHL

Jessica Campbell tornou-se a primeira mulher treinadora na NHL. Foto: reprodução/NHL

Na estreia da liga de hóquei mais importante do mundo, uma figura fora do gelo foi a estrela da noite: Jessica Campbell tornou-se a primeira mulher treinadora assistente de um time da NHL (National Hockey League).

Parte da comissão técnica permanente do Seattle Kraken para a temporada 2024-25, a treinadora fez história na estreia de sua equipe na última terça-feira (8) e nem mesmo a derrota por 3-2 para o St. Louis Blues apagou o simbolismo da presença de Campbell, que quebrou barreiras em um dos esportes de maior predomínio masculino. Antes da partida, a treinadora falou sobre o sentimento de ser uma inspiração para outras mulheres:

O próximo ano será muito divertido. Mas saber e entender que, obviamente, ainda há pensamentos de outras mulheres e outras pessoas que têm as mesmas aspirações que eu. Carregar essa bandeira todos os dias e manter meu foco em ser uma treinadora definitivamente dá sentido ao trabalho.

Apesar de estreante na NHL, Jessica é uma velha conhecida do hóquei. Aos 31 anos, construiu uma carreira como jogadora e com a seleção canadense foi campeã sub-18 em 2010 e vice-campeã mundial com a equipe adulta em 2015. Após 10 anos como atleta, aposentou-se em 2020 e iniciou a jornada como treinadora, começando pelas categorias de base no Canadá. 

Após duas temporadas na Europa entre Suécia e Alemanha, mudou-se para os Estados Unidos e foi contratada pelo Coachella Valley Firebirds, time afiliado do Seattle Kraken que compete na AHL (American Hockey League), espécie de "série B" do hóquei na América do Norte. 

Agora no Seattle com um contrato de um ano, ela assume como treinadora assistente, sendo responsável por diversos treinamentos, como power plays, ataque, habilidades de skating, entre outras funções. 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar