Foto: Yehuda Halickman |
O ala israelense Deni Avdija não irá participar do primeiro jogo da pré-temporada do seu novo time, o Portland Trail Blazers nesta sexta (11), devido o feriado judaico do Yom Kippur, o Dia do Perdão.
Ec- Washington Wizards, o recém chegado jogador do Portland é judeu e o Dia do Perdão é o dia mais sagrado do judaísmo. O Yom Kippur é o 10º dia do ano no calendário judaico e tem um jejum de 25 horas, no qual a pessoa não pode comer, beber água, escovar os dentes e tomar banho. Ele começa ao anoitecer da sexta e o jogo contra os Los Angeles Clippers está marcada justamente para a noite de hoje.
Avdija foi destaque na campanha do título israelense no Europeu sub-20 de 2019, sendo inclusive MVP do torneio. Na última temporada, ele teve seu recorde pessoal na NBA com 14.7 pontos, 7.2 rebotes com 30 minutos em quadra na média.
"Amanhã, na véspera do Yom Kippur, acontecerá o primeiro jogo de pré-temporada da temporada. Quando a comissão me informou, eu soube imediatamente que não participaria. Sinto que a melhor maneira de começar a temporada é honrando a tradição judaica e permanecendo unido aos meus companheiros judeus em Israel e ao redor do mundo", disse o jogador em suas redes sociais.
Ele ainda lembrou do momento que seu país vive, com guerra em duas frentes e os reféns na mão do grupo terrorista Hamas, responsável pelo atentado que matou mais 1200 pessoas em 7 de outubro de 2023.
"O basquete tem sido uma parte central da minha vida desde que me conheço por gente e sempre foi minha maior prioridade. No entanto, depois do ano passado, percebi que há coisas mais importantes do que basquete. Am Yisrael Chai (O povo de Israel vive)".
Em Israel, até mesmo as televisões e emissoras de rádio param durante o Yom Kippur, com apenas os serviços essenciais como hospitais, funcionando.
0 Comentários