Últimas Notícias

Medalhista olímpico em Londres 2012, espanhol Javier Noya anuncia aposentadoria

Multicampeão mundial e medalhista olímpico, espanhol Javier Noya anuncia aposentadoria
Foto: EFE



O triatleta espanhol Javier Gómez Noya, de 41 anos, anunciou na quarta-feira (25) que se aposentará do triatlo no final da temporada, encerrando uma jornada de 26 anos. 

"Tive uma carreira que nunca poderia ter imaginado nos meus sonhos, mas acho que é hora de dar um passo para trás", disse ele nas redes sociais.

No verão passado, Gómez Noya percebeu que não conseguia mais acompanhar o ritmo exigente e o estilo de vida monástico exigidos por esse esporte. "Embora nunca seja uma decisão fácil, sei que é a certa", refletiu ele, relembrando sua carreira. Ele expressou sua esperança de competir em "mais uma ou duas corridas" antes do fim do ano, mas confirmou que não serão "no mais alto nível".

Esta temporada apresentou alguns obstáculos particularmente desafiadores para ele. "Fiquei doente pouco antes de Miami, minha mãe faleceu quando eu já estava em Cingapura e diferentes lesões me impediram de competir em Londres ou ter um bom desempenho em São Francisco", explicou ele, detalhando as lutas pessoais que afetaram seu desempenho.

“Sou muito grato pela oportunidade que a Professional Triathletes Organisation (PTO) me deu de competir no T100 este ano. Eu tentei o meu melhor para estar no meu mais alto nível para esses eventos, mas a realidade é que não consegui, por uma razão ou outra. É hora de pegar um pouco mais leve.”

Nascido há 41 anos em Basel e criado em Pontevedra, Gómez Noya tem sido uma figura dominante no esporte desde que começou a competir. Ele alcançou um sucesso notável, incluindo cinco títulos mundiais conquistados em 2008, 2010, 2013, 2014 e 2015. Suas conquistas olímpicas incluem uma medalha de prata nos Jogos de Londres 2012 e um quarto lugar nas Olimpíadas de Pequim 2008.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar