Os esportistas combram do governo um repasse maior já que o valor pago é o mesmo desde 2012
Logo dos próximos Jogos Olímpicos de Verão de Los Angeles 2028 - Foto: NBC |
Atletas da Grã-Bretanha reclamam junto ao governo local da verba destinada aos competidores de alto nível mundial. O valor de £ 28.000 por ano (28 mil euros) atualmente pagos é o principal motivo da carta enviada aos governantes que irão anunciar o novo orçamento nas próximas semanas. A quantia não sofreu nenhuma alteração desde 2012, o que com a inflação gera uma perda de £ 11.000.
Um estudo da British Elite Atheletes Association (BEAA) revelou que dois terços dos atletas da GB que se prepararam para Paris 2024 indicaram que se não acontecesse um aumento nos valores pagos teriam que encerrar suas carreiras. Existe até uma denúncia que faltam moradias para muitos competidores.
Devido essa situação um grupo de atletas olímpicos e paralímpicos da nação escreveram para Lisa Nandy, secretária de cultura, para que olhasse com atenção ao pedido. "Atletas e suas famílias têm arcado com o fardo de subsídios estáticos durante toda a crise do custo de vida", afirma a carta. "Agora estamos preocupados com a pressão financeira."
"Estamos profundamente preocupados com o financiamento de atletas entre para LA 2028", disse o presidente da BEAA, Dominic Mahony. "Os atletas são imensamente gratos pelo apoio que recebem, e nenhum gostaria de ser visto como ingrato. Mas a realidade é que muitos já foram forçados a sair do esporte, pois a inflação ultrapassou as bolsas por tanto tempo, e muitos outros podem desistir em breve devido à pressão da crise do custo de vida.
Os esportes olímpícos e paralímpicos da Grã-Bretanha são financiados pela UK Sport, que recebe subsídio do governo e da loteria nacional. Nos três anos que antecederam Paris 2024 foram investidos o equivalente a 274 milhões de euros.
0 Comentários