Últimas Notícias

Samuel Pupo e Sally Fitzgibbons vencem o Ericeira Pro 2024 e garantem vagas no Championship Tour 2025

Samuel Pupo e Sally Fitzgibbons são os campeõs do Ericeira Pro (Foto: WSL)
Samuel Pupo e Sally Fitzgibbons são os campeõs do Ericeira Pro (Foto: WSL)

Neste domingo (06/10), o surfista brasileiro Samuel Pupo e a australiana Sally Fitzgibbons conquistaram o título do EDP Ericeira Pro 2024, quinta e penúltima etapa do WSL Challenger Series, realizada em Portugal. Com essas vitórias, ambos garantiram suas vagas no Championship Tour (CT) 2025, elevando suas posições no ranking da divisão de acesso.

Samuel Pupo brilha no masculino e garante vaga no CT 2025

Samuel Pupo conquista o primeiro lugar no Ericeira Pro (Foto: WSL)
Samuel Pupo conquista o primeiro lugar no Ericeira Pro (Foto: WSL)

Samuel Pupo iniciou sua trajetória no Ericeira Pro com performances consistentes, destacando-se desde as fases iniciais. O brasileiro superou surfistas como Mateus Herdy e Rafael Teixeira em embates emocionantes, chegando às quartas de final, onde protagonizou uma das melhores baterias do campeonato. Contra Herdy, Pupo somou impressionantes 18.04 pontos contra 17.30, avançando para a semifinal.

Na semifinal, Samuel enfrentou o australiano Joel Vaughan e novamente se destacou com sua agressividade nas manobras, vencendo com 13.83 pontos contra 12.67. Na grande final, o brasileiro encarou outro australiano, Callum Robson, e manteve sua consistência. Com notas de 7.00 e 7.50, Pupo totalizou 14.50 pontos, derrotando Robson, que somou 11.86.

Essa vitória marca a segunda conquista de Samuel Pupo no Ericeira Pro – a primeira foi em 2019, no antigo formato do WQS. Com o resultado, o surfista paulista assegura mais uma vez sua classificação para o CT 2025, repetindo o feito de anos anteriores.

Samuel Pupo na final do Ericeira Pro (Foto: WSL)
Samuel Pupo na final do Ericeira Pro (Foto: WSL)

Sally Fitzgibbons domina o feminino e também assegura vaga no CT

Sally Fitzgibbons conquista o primeiro lugar no Ericeira Pro (Foto: WSL)
Sally Fitzgibbons conquista o primeiro lugar no Ericeira Pro (Foto: WSL)

No lado feminino, a veterana australiana Sally Fitzgibbons mostrou mais uma vez por que é uma das grandes do surfe mundial. Fitzgibbons venceu a final contra a jovem promessa francesa Tya Zebrowski, de apenas 13 anos, com uma somatória de 13.60 pontos contra 10.80 da adversária.

Sally também derrotou a alemã Noah Klapp na semifinal, somando 13.27 pontos. Com essa vitória, a australiana garantiu sua classificação para o CT 2025 e segue consolidada como uma das atletas mais consistentes do circuito.

Apesar da pouca idade, Tya Zebrowski impressionou em sua estreia no Challenger Series, mostrando ser um nome promissor para o futuro do surfe feminino.

Sally Fitzgibbons na final do Ericeira Pro (Foto: WSL)
Sally Fitzgibbons na final do Ericeira Pro (Foto: WSL)

Brasileiros no CT 2025

Com a vitória em Ericeira, Samuel Pupo junta-se a Alejo Muniz e Ian Gouveia, que já haviam garantido suas vagas no CT 2025. Alejo Muniz, que também competiu em Portugal, foi eliminado na semifinal por Callum Robson, mas saiu do evento com sua vaga assegurada para a elite mundial.

Agora, o foco dos surfistas brasileiros se volta para a última etapa do Challenger Series 2024, o Corona Saquarema Pro, que acontece entre os dias 12 e 20 de outubro no Brasil. No Maracanã do Surfe, serão definidas as últimas vagas masculinas e femininas para o CT 2025.

Resultados do Ericeira Pro 2024:

Final Masculina

Samuel Pupo (BRA) 14.50 x 11.86 Callum Robson (AUS)

Semifinais Masculinas

1: Callum Robson (AUS) 14.43 x 10.03 Alejo Muniz (BRA)
2: Samuel Pupo (BRA) 13.83 x 12.67 Joel Vaughan (AUS)

Final Feminina

Sally Fitzgibbons (AUS) 13.60 x 10.80 Tya Zebrowski (FRA)

Semifinais Femininas

1: Sally Fitzgibbons (AUS) 13.27 x 11.43 Noah Klapp (ALE)
2: Tya Zebrowski (FRA) 13.50 x 11.84 Kirra Pinkerton (EUA)

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar