Últimas Notícias

Sede de etapa da Copa do Mundo em 2025, Curitiba recebe Brasileiro de Escalada Esportiva

Sede de etapa da Copa do Mundo em 2025, Curitiba recebe Brasileiro de Escalada Esportiva
Foto: Reprodução/Instagram 



O Campeonato Brasileiro de Escalada será a principal atração deste final de semana no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba. Entre os dias 11 e 13 de outubro, ocorrerão as competições de Velocidade e Guiada no Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva. Além de definir os campeões brasileiros das modalidades em 2024, o evento também celebrará a inauguração das duas novas paredes do Centro de Treinamento (CT), oferecendo uma experiência ainda mais emocionante para os atletas e a torcida.

O Campeonato Brasileiro de Escalada é uma das competições mais prestigiadas da modalidade no Brasil. Reunindo atletas de todo o país, a competição serve como um palco importante para os melhores escaladores demonstrarem suas habilidades, competindo não apenas pelo título nacional, mas também por pontos essenciais no Ranking Brasileiro de Escalada, que é utilizado como base para a convocação dos integrantes da Seleção Brasileira para o ano seguinte.

Os melhores atletas das modalidades estarão presentes em Curitiba, incluindo alguns membros da Seleção Brasileira, que representarão o país em futuros eventos internacionais, ainda em 2024. Entre os participantes confirmados, o atleta da casa, Pedro Egg, recordista brasileiro na modalidade Velocidade, competirá antes de seguir para a etapa da Copa Sul-Americana em Ibarra, no Equador. O atual campeão brasileiro de Boulder e Guiada, Rodrigo Hanada, estará presente para defender seu título. Além dele, o paulista Felipe Ho e a atleta suíça-brasileira, Anja Köhler, também membros da seleção, participarão do evento.

O campeonato seguirá as regras oficiais da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), com uma etapa de qualificação no mesmo formato utilizado no Campeonato Mundial. Essa estrutura tem como objetivo preparar os principais atletas do cenário nacional para competições internacionais.

A programação começa na sexta-feira (11/10), às 10h, com o Campeonato Brasileiro de Velocidade. As competições continuarão nos dias seguintes, 12/10 e 13/10, com o Campeonato Brasileiro de Guiada. As finais da guiada terão transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e Youtube do Time Brasil.

Inauguração das novas estruturas do Centro de Treinamento

O Centro de Treinamento Olímpico de Escalada do Centro Olímpico do Cajuru irá inaugurar oficialmente durante os eventos deste final de semana duas novas paredes, completando as estruturas para as três modalidades olímpicas de escalada. A parede de competição de Boulder já foi utilizada no Campeonato Brasileiro Juvenil realizado em Julho. Agora, será a vez das paredes de Velocidade e Guiada.

A parede de velocidade foi construída conforme os padrões oficiais da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) e conta com todos os itens homologados: agarras, sistema de auto-segurança e medição de tempo; Este fim se semana ela sediará sua primeira competição oficial, marcando um importante passo para o desenvolvimento do esporte. A estrutura já estava pronta e disponível para os treinos desde de junho, atendendo aos atletas da modalidade, especialmente o recordista brasileiro Pedro Egg: “A parede está incrível! Não deixa nada a dever para as estruturas utilizadas em etapas da Copa do Mundo das quais participei este ano e com certeza vai contribuir bastante para os meus treinos em busca de uma vaga para Los Angeles 2028.”

A mais nova adição ao complexo é a parede de Guiada, entregue oficialmente no início de outubro, que já irá está pronta para o seu primeiro grande evento. Com 10 metros de largura, 15 metros de altura e 3 perfis de inclinação diferentes, a parede está preparada para receber eventos de porte internacional, como a Copa Sul Americana IFSC, que acontece em Curitiba em dezembro.

“Ter uma estrutura deste nível para competir e treinar no Brasil é algo inédito! O treino da modalidade Guiada depende muito da estrutura, com paredes altas e inclinadas que possibilitem criar vias com nível de dificuldade adequado para os treinos, algo muito difícil de conseguir em paredes de ginásios comerciais. Com essa estrutura nos igualamos a outros países que têm estruturas dedicadas deste tipo para o treino de seus atletas”, comemorou Felipe Ho, principal nome da modalidade no país.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar