Foto:Luiz Candido/CBT |
A Confederação Brasileira de Tênis (CBT), através do capitão Luiz Peniza, convocou a seleção feminina para o confronto contra a Argentina, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, nos dias 15 e 16 de novembro, pela fase de Playoffs da Billie Jean King Cup (BJKC), nessa terça-feira (15). O time terá a presença da top-10 Beatriz Haddad Maia, que também garantiu o Brasil na disputa da United Cup 2025, devido ao seu atual ranking, Laura Pigossi e Carol Meligeni, que completam 11 convocações, a duplista Ingrid Martins e a estreante Luiza Fullana, que substitui a lesionada Luisa Stefani.
O selecionado feminino está convocada para o clássico regional contra a Argentina, em São Paulo, pela fase de playoffs da BJKC, espécie de terceira divisão, com a top-10 Bia Haddad Maia liderando o elenco. Além da paulista, a medalhista olímpica Laura Pigossi (127°) e a veterana Carol Meligeni (305°), que completam 11 convocações nacionais, a duplista Ingrid Martins (124° no ranking de duplas) e a estreante Luiza Fullana, jovem de 23 anos que ocupa o 574° lugar no ranking mundial, também foram chamadas. A única falta será de Luisa Stefani, a paulista está com dores no joelho e encerrou a temporada, não jogando mais em 2024.
Para chegar na fase de playoffs, o Brasil perdeu para a Alemanha por 3x1, em São Paulo, pela fase de Qualifier, que classifica para o Finals da "Copa do Mundo do Tênis". O objetivo é derrotar as rivais sul-americanas e retornar para a chave anterior, habilitando a briga por uma vaga no grupo mundial, feito inédito que ainda não foi conquistado no formato atual. Caso o resultado seja negativo, o Brasil será relegado para a Zonal I da América do Sul, quarta divisão da pirâmide.
Além de conhecer a equipe da BJKC, o Brasil também foi confirmado na United Cup 2025, torneio misto de seleções que inicia a temporada, na Austrália, entre os feriados de fim de ano e o início de janeiro. A n°1 do Brasil, Bia Haddad Maia se inscreveu como top-10 mundial e garantiu a equipe de forma automática, através da prioridade para as melhores simplistas femininas, uma das formas de entrada na competição. Em 2024, a seleção brasileira foi eliminada na fase de grupos com duas derrotas, terminando na 17° colocação geral. A melhor campanha foi em 2023, com uma vitória e uma derrota, finalizando na 11° posição na tabela unificada.
0 Comentários