Foto: Marcos Limonti/SFB |
Serão finais com sotaque do interior. A série melhor de três partidas que decidirá quem será o grande campeão estadual no ano do centenário da Federação Paulista de Basketball terá o duelo entre Farma Conde São José Basketball e Sesi Franca. São José conquistou a vaga após fechar a série semifinal contra o São Paulo Futebol Clube em 2 a 0 na última terça-feira (04/10). Já Franca se classificou na noite desta quinta-feira (03/10) após uma batalha duríssima contra o Paulistano CORPe, atual campeão. Jogando com apoio da torcida no Pedrocão, a equipe comandada por Helinho Garcia derrotou o rival por 77 a 72 e fechou as semifinais com um 2 a 1 no confronto.
A primeira partida das finais será disputada na próxima segunda-feira (07/10), a partir das 20h, na moderna Arena Farma Conde, em São José dos Campos. O segundo jogo terá como palco o ginásio Pedrocão, na quarta-feira (09/10), às 20h. O terceiro confronto, se necessário, será no dia seguinte, também em Franca, no mesmo horário.
Todos os jogos serão transmitidos ao vivo no canal oficial da Federação no YouTube.
Em comemoração aos 40 anos de sua relação com a Federação Paulista de Basketball e em homenagem ao centenário da instituição que organiza o mais importante campeonato estadual de basquete do Brasil, a Penalty confeccionou uma bola especial para as finais. Nas cores preta e dourada, a bola exclusiva será apresentada ao público na manhã da próxima segunda-feira, em São José dos Campos, em coletiva de imprensa organizada pela FPB para promover a fase final da competição. Mais informações sobre o evento serão divulgadas em breve nas plataformas da Federação.
O caminho até as finais
Com um currículo invejável de conquistas nos últimos anos, o Sesi Franca entrou no Campeonato Paulista como um forte candidato ao título. Mas, dividindo as atenções no começo da temporada com a disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete e ainda sem suas principais estrelas, a equipe patinou nas duas primeiras rodadas. Quando passou a contar com o elenco titular e com os reforços Facundo Corvalán, Rafael Hettsheimeir e Georginho de Paula já entrosados com os demais companheiros, a equipe recuperou tração e superou os adversários até terminar a fase de classificação em primeiro lugar, ultrapassando o Pinheiros na última rodada.
Nas quartas de final, enfrentou o Basket Osasco, equipe que disputou o Paulista após vencer o campeonato brasileiro organizado pela CBB. Franca venceu a série por 2 a 0 e cruzou com o Paulistano CORPe nas semis. Em três partidas, ficou muito claro o equilíbrio que marca atualmente os confrontos entre estas equipes. No jogo de ida, em São Paulo, Franca derrotou o rival 81 a 67. Na segunda partida, o Paulistano deu o troco no Pedrocão, com ótima atuação e vitória por 93 a 86. A classificação para as finais foi decidida em um jogaço, com as duas equipes alternando bons e maus momentos e com a liderança no placar “trocando de dono” nos minutos finais, até que prevaleceu a maior eficiência de Franca: 77 a 72.
Com mudanças no elenco e apostando bastante em jovens valores, o Farma Conde São José Basketball fez uma fase de classificação irregular. No entanto, comandada por Régis Marrelli a Águia do Vale foi subindo de produção degrau por degrau, atingindo ótima consistência nos playoffs. Depois de terminar a fase de classificação em sexto lugar, São José cruzou com o Pinheiros nas quartas de final e passou pelo clube da capital com boas atuações, vencendo a série em 2 a 0.
O duelo contra o São Paulo prometia ser muito equilibrado, mas São José, que havia perdido para o rival no ginásio Lineu de Moura em um jogo dramático e decidido no último lance no primeiro turno, desta vez se impôs e venceu a primeira partida das semis em casa: 74 a 72. O resultado deu muita moral ao São José e jogou pressão no São Paulo, que não encaixou seu jogo na partida seguinte no Morumbis e viu o adversário conquistar a vaga nas finais com uma vitória por 64 a 58.
Franca quer 16º título e São José busca o hexa
As finais do Campeonato Paulista podem significar a conquista do 16º título estadual por parte de Franca, que não chegava à fase decisiva da competição desde 2022. Para São José, as finais são a oportunidade para voltar a levantar a taça pela sexta vez em sua história. O último título da Águia do Vale foi em 2015.
0 Comentários