Foto: Rafael Bello/COB |
O Brasil tornou-se o grande campeão em angariar perfis para as principais redes sociais durante a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizados entre 26 de julho e 11 de agosto. Pelo menos é isso o que garante um recente levantamento divulgado pela Association of National Olympic Committees (Anoc, em português Associação dos Comités Olímpicos Nacionais). Segundo o estudo, o Time Brasil foi quem mais conseguiu crescer durante a realização do evento, conquistando 2,5 milhões novos perfis, um aumento de 42%.
Estados Unidos (2,1 milhões), Grã Bretanha (634,5 mil), México (398,6 mil) e França (363,5 mil) vêm logo na sequência. O levantamento levou em consideração as plataformas Instagram, Facebook, TikTok, X (Twitter) e YouTube.
Ao todo, houve um crescimento de 8,9 milhões nas plataformas dos comitês filiados, um aumento de 117% em relação a Tóquio 2021. Foram, na soma geral, pouco mais de 56 mil publicações que tiveram um engajamento de 303 milhões em todas as plataformas.
“Nosso principal objetivo é promover e valorizar o esporte olímpico brasileiro. Poder alcançar tantas pessoas, tornando-se o Comitê Olímpico Nacional que mais ganhou novos seguidores, só demonstra o comprometimento do COB em aproximar os brasileiros do dia a dia dos nossos atletas, por meio da produção e transmissão de conteúdos de qualidade", afirma Paulo Wanderley, presidente do COB.
Os perfis do Time Brasil no Instagram, TikTok, Facebook e X publicaram mais de 4 mil posts durante o período de competições. Além disso, segundo o COB, foram mais de 100 milhões de visualizações nos vídeos publicados e mais de 1 bilhão de impressões, isto é, o número de vezes em que os conteúdos foram exibidos.Somente no Instagram, o Time Brasil registrou um alcance de 76 milhões de usuários, além de um crescimento de 178% em seguidores durante os Jogos, chegando a mais de 3 milhões de pessoas e alcançando a marca de ser o comitê mais seguido do mundo.
“Vivemos um momento em que existe um aumento de interesse do público em relação ao Time Brasil e, ao mesmo tempo, temos produzido e transmitido cada vez mais conteúdo para que essas pessoas continuem acompanhando o esporte olímpico. Queremos que nossos atletas e modalidades possam ser vistos todos os anos, sete dias por semana, não somente durante os Jogos Olímpicos. Essa é a cultura que queremos implantar em nossas plataformas de comunicação“, avalia Paulo Conde, diretor de comunicação do COB.
Nesse trabalho, o Time Brasil tem contado com a parceria da End to End, agência de conteúdo digital do COB.
“Trabalhar com o Time Brasil é algo muito importante para nós. Acreditamos muito na força do Esporte Olímpico no país e sabemos do quanto uma operação bem feita em relação às redes sociais pode potencializar a força do Comitê no curto e longo prazo. O trabalho tem se fortalecido na linguagem próxima, com muita interação com os torcedores e um posicionamento mais jovem e leve. Nossa operação se dividiu entre Brasil e Paris para fazer uma cobertura 24/7, aumentando nosso poder de instantaneidade”, ressalta Bruno Brum, CMO da End to End.
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