Foto: Reuters/Adnan Abidi |
O presidente da O Comitê Olímpico e Paralímpico da África do Sul (SASCOC), Sr. Barry Hendricks, juntamente com a CEO Sra. Nozipho Jafta e o Ministro do Esporte, Artes e Cultura, Sr. Gayton McKenzie, participaram de uma reunião significativa na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne, Suíça.
A delegação se reuniu com a equipe de Cidades-Sede Futuras do COI para explorar as oportunidades e requisitos potenciais para a África do Sul sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2036.
O membro do COI Sr. Anant Singh e o membro honorário do COI Dr. Sam Ramsamy, também membros do Conselho da SASCOC, participaram virtualmente e contribuíram para esta discussão.
Esta reunião segue as discussões realizadas em outubro de 2024 entre a SASCOC, McKenzie e o Presidente do COI Dr. Thomas Bach durante sua visita à África do Sul.
A África do Sul expressou oficialmente interesse em sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2036. Nesta fase preliminar, o processo envolve a realização de um estudo de viabilidade abrangente, orientado pelo COI, para avaliar a capacidade e a adequação do país para sediar os Jogos.
McKenzie apresentará os resultados da reunião ao Gabinete para deliberação. Este é o primeiro passo de um processo meticuloso que levará vários meses antes que uma proposta oficial possa ser apresentada para consideração do COI.
A abordagem revisada do COI para sediar eventos olímpicos prioriza a colaboração com países, regiões e cidades anfitriões para projetar Jogos que se integrem às prioridades e infraestrutura locais. Essa mudança se alinha bem com a visão estratégica da África do Sul para o desenvolvimento inclusivo e a sustentabilidade.
Falando sobre a oportunidade, o presidente da SASCOC, Hendricks, comentou: "O interesse da África do Sul em sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2036 representa um passo ousado na jornada esportiva de nossa nação. Sediar os Jogos mostraria a África do Sul como um destino global de excelência e criaria um legado duradouro promovendo o desenvolvimento esportivo, o crescimento da infraestrutura e a unidade nacional. Eu acredito que o apoio dos membros do COI Anant Singh e Dr. Sam Ramsamy e da membro do conselho do IPC, Dra. Debbie Alexander, aprimorará este projeto. Eles trazem experiência e conhecimento valiosos, que formarão um componente-chave no processo consultivo e no sucesso final. A SASCOC tem orgulho de trabalhar ao lado do governo e do COI enquanto exploramos esta possibilidade emocionante.”
O COI acolheu calorosamente o interesse da África do Sul e reconhece o compromisso unido da SASCOC, do governo sul-africano e dos representantes locais do COI e do IPC para explorar esta iniciativa. Embora as discussões permaneçam sem compromisso neste estágio, elas refletem um entusiasmo compartilhado pela criação de oportunidades que transcendem o esporte e impactam positivamente as comunidades
0 Comentários