Últimas Notícias

Após quase 15 anos, francês Martin Fourcade deve ganhar ouro olímpico por doping russo

Após quase 15 anos, francês Martin Fourcade deve ganhar ouro olímpico por doping russo
Foto: Matthias Schrader/AP



Quase 15 anos após as Olimpíadas de Vancouver, uma decisão da mais alta corte do esporte em um caso de doping russo deve dar à estrela francesa do biatlo, Martin Fourcade, outra medalha de ouro.

A União Internacional de Biatlo (IBU) disse na terça-feira (26) que o Tribunal Arbitral do Esporte rejeitou um recurso do russo Evgeny Ustyugov, que cruzou a linha primeiro à frente de Fourcade no evento de largada em massa de 15 quilômetros nos Jogos de Inverno de 2010.

O biatleta russo apelou contra uma decisão de outubro de 2020 de um tribunal do CAS de que ele era culpado de doping sanguíneo detectado em seu passaporte biológico.

Os juízes de apelação do CAS mantiveram o veredito original, que baniu Ustyugov por quatro anos e desqualificou todos os seus resultados de janeiro de 2010 até o final da temporada de 2014. Ele também levou uma medalha de bronze com a equipe russa no revezamento masculino em Vancouver.

Embora Ustyugov possa buscar um novo recurso à Suprema Corte Suíça em bases processuais limitadas, o dever de realocar as medalhas de Vancouver agora pode ir para o conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional.

Fourcade deve ser promovido para ouro, Pavol Hurajt da Eslováquia deve obter prata e Christoph Sumann da Áustria deve subir para obter bronze. Depois que o COI realocar as medalhas, elas podem ser apresentadas em uma cerimônia durante as Olimpíadas de Milão-Cortina d'Ampezzo de 2026.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar