Foto: Divulgação |
A União Internacional de Biatlo (IBU) não liberará atletas da Rússia e de Belarus para participar de competições internacionais até que a guerra da Rússia na Ucrânia termine, disse a assessoria de imprensa da IBU em uma declaração à TASS na terça-feira (26).
De acordo com a declaração da IBU, "Não há nenhuma ação a ser esperada nas próximas semanas, meses ou até mais enquanto" a guerra continuar.
"As regras de Eventos e Competições da IBU atualmente não fornecem uma regra para atletas neutros", acrescentou a declaração.
No final de março de 2022, o Conselho Executivo da União Internacional de Biatlo anunciou a suspensão das federações esportivas membros Rússia e Belarus. A assessoria de imprensa do órgão regulador mundial do biatlo anunciou à TASS na época que os esquiadores de biatlo representando a Rússia e a Bielorrússia não teriam o direito de se candidatar para participar de competições organizadas pela União Internacional de Biatlo.
Em 28 de fevereiro de 2022, o Comitê Olímpico Internacional (COI) emitiu recomendações às federações esportivas internacionais para proibir atletas da Rússia e da Belarus de participar de torneios internacionais, citando a operação militar especial de Moscou na Ucrânia como o motivo.
Seguindo as recomendações do COI no final de fevereiro de 2022, a maioria das federações esportivas globais decidiu proibir atletas da Rússia e de Belarus de todos os torneios esportivos internacionais.
No entanto, no final de março de 2023, o COI recomendou permitir que atletas individuais da Rússia e da Bielorrússia participassem de torneios esportivos internacionais, mas apenas sob certas condições. Especificamente, atletas dos dois países não devem "apoiar ativamente" a guerra da Rússia na Ucrânia e devem competir sob um status neutro.
Após a publicação das recomendações do COI, a IBU declarou que era improvável que considerasse a opção de retornar atletas da Rússia e de Belarus para competições internacionais, apesar das novas normas propostas para eles.
0 Comentários