Últimas Notícias

Bia Haddad Maia vence partida de forma heróica e Brasil empata série contra a Argentina em 1x1

 
Foto: Luiz Cândido/CBT
A paulista Beatriz Haddad Maia, n°1 do Brasil, venceu a argentina Jazmin Ortenzi por 3/6 7/5 6/2 em 2h30m, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, pela fase de playoff da Billie Jean King Cup, nessa sexta-feira, 15, e empatou o confronto entre as nações em 1x1. Mais cedo, a brasileira e medalhista olímpica Laura Pigossi foi derrotada de virada por Solana Sierra.

Com o placar em valores iguais, o Brasil precisa vencer dois jogos no próximo sábado, 16, para se classificar a fase de Qualifier, caso a Argentina some três pontos primeiro, será selada a derrota e a relegação para o zonal continental. O jogo vale como o primeiro de cinco possíveis confrontos para decidir quem sobe para o Qualifier, fase de classificação para o Finals, e quem será rebaixada para a zonal continental, espécie de quarta divisão. Ao todo, são três partidas de simples e, se necessário, mais duas são realizadas, sendo a última obrigatoriamente entre duplas. Quem abrir três pontos primeiro, vence a série.

A partida de Bia Haddad Maia, atual 17° do mundo, contra a jovem argentina Jazmin Ortenzi, de apenas 22 anos e 274° do ranqueamento da Associação de Tênis Feminino (WTA), foi diferente do esperado pelo público presente nas arquibancadas do Ibirapuera. Apesar de uma lotação menor do que a vista no confronto contra a Alemanha, em abril, série que relegou o Brasil para a fase atual em derrota por 3x1, os fãs apoiaram a seleção durante a tarde inteira.

No primeiro set, o distanciamento dos ranqueamentos das atletas foi anulado dentro de quadra, Haddad Maia mostrava dureza e menor capacidade de enfretamento, enquanto a jovem Ortenzi, com nada a perder, cresceu para cima da top-20 brasileira. A hispânica demonstrou mais energia e ritmo, abrindo 4/1 após série de três games seguidos e quebra sobre a paulista. Beatriz buscou diminuir a vantagem e pôs o placar em 3/5. A rival não se sentiu pressionada e anotou 5/3 e 6/3, com dois break e um set point desperdiçados. Argentina 1x0.

A segunda parcial foi uma montanha-russa, Jazmin prontamente construiu vantagem de 4/0 com duas quebras de saque sobre a rival brasileira, que não mostrava reação até o momento. O jogo de Haddad Maia mudou e a tenista ganhou dois games, deixando o placar em 2/4, mas a argentina marcou 5/2 e deixou Beatriz em situação delicada. No 8° game do set, Ortenzi teve 40/15 e 40/30, mas perdeu os dois match points e Beatriz venceu o game e os quatro seguintes, anotando 7/5 e 1x1. O 10° game teve 9 bolas e dois pontos de quebra perdidos por Bia.

O crescimento de Bia Haddad continuou no último set, a brasileira anotou 1/0 e 4/1, com quebra sobre Jazmin e série de três games. A rival argentina se mostrou apática e nervosa, errando devoluções sem conseguir botar o jogo em quadra, enquanto isso, Haddad Maia era empurrada pela torcida para buscar a vitória, que ficou por um triz. Cada tenista venceu um game de 40/0 e o jogo foi à 5/2 para a brasileira, que perdeu três pontos para o jogo, salvou game point da adversária e marcou 6/2 e 2x1.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar