Foto: Divulgação/CBCa |
Saldo positivo para o Brasil após o fim das disputas do Sul-americano e Pan-americano de Canoagem 2024. Realizado entre os dias 13 e 16 de novembro em Montevidéu no Uruguai, os atletas da Confederação Brasileira tiveram êxito no certame, sendo o segundo país com mais vitórias – atrás apenas da Argentina.
Em virtude da previsão climática, todas as provas agendadas no Sul-americano e Pan-americano de Canoagem foram adiantadas e encerradas um dia antes do previsto. As disputas finais foram realizadas no sábado (16). A decisão foi feita em comum acordo entre a organização e as delegações e não afetou as questões técnicas e performance dos competidores.
Maria do Livramento de Souza, Lorrane dos Santos, Gabriel Nascimento e Mateus Nunes dos Santos faturaram medalhas de ouro. O bronze veio com a dupla Palito (Juliano Crai dal Molin) e Bruno Hendrigo de Oliveira Baltieri.
Destaque para Gabriel Nascimento, que retorna pra casa com sete medalhas de ouro, sendo seis no Sul-americano e uma no Pan-americano, quatro delas no C1 Masculino Sênior e três no C2 Masculino Sênior ao lado do seu parceiro, Mateus Nunes dos Santos.
A dupla volta para o Brasil de mala cheia após os êxitos: “Foi uma diversão. Deu tudo certo e estou muito feliz”, disse Mateus. “Mesmo com o vento ruim, conseguimos pegar as medalhas de ouro! Estamos juntos, Brasil!”, celebra o dono de seis conquistas de ouro, Gabriel.
Um grande destaque é para as meninas, Lorraine dos Santos retorna com dois ouros pelo Campeonato Sul-americano e Maria também com duas medalhas douradas, uma pelo Sul-americano e outra pelo Pan-americano.
Em várias disputas na água nas categorias individuais, tanto o Gabriel quanto o Mateus no masculino e Lorraine e Maria no feminino, competiram na mesma prova, em várias disputas, o primeiro e o segundo melhor tempo eram dos brasileiros, mas de acordo com as regras do Campeonato Sul-americano e do Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade, somente uma única nação pode subir no pódio.
Veja abaixo os resultados dos brasileiros:
Maria do Livramento de Souza Cunha
02 OUROS - C1 Feminino 200 metros Cadete pelo Campeonato Pan-americano e no Sul-americano
Lorrane dos Santos
02 OUROS – C1 Feminino 500 metros Cadete e C1 Feminino 1000 metros Cadete pelo Campeonato Sul-americano
Gabriel Nascimento
07 OUROS, sendo 4 provas individuais: C1 Masculino 200 metros (um ouro pelo Pan e outro pela Sul-americano), C1 Masculino 500 metros, C1 Masculino 1000 metros.
E três provas em dupla com Mateus Nunes dos Santos: C2 Masculino 200 metros, C2 Masculino 500 metros, C2 Masculino 1000 metros
Master
BRONZE – Juliano Crai Dal Molin (PALITO) e Bruno Hendrigo de Oliveira Baltieri - K2 MASCULINO 500 METROS – 01:43:40 m
A dupla veio de última hora para o Uruguai e conseguiu o terceiro lugar: “Conseguimos representar bem nosso país e trazer o bronze, além de salvar nosso pessoal que teve problema com as canoas C1 e C2 e conseguiram participar com o nosso suporte!”
SALDO POSITIVO
A disputa no Uruguai foi de grande importância e representou uma oportunidade ímpar para os atletas testarem suas habilidades em um nível internacional, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento da modalidade. Além disso, o evento serviu como vitrine para o desenvolvimento de novos talentos.
A competição também desempenha um papel crucial na preparação para eventos de maior porte, como Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos futuros, proporcionando aos atletas uma plataforma para medir seu desempenho em relação a outros competidores de alto nível. Dessa forma, o Sul-Americano e Panamericano de Canoagem contribuiu diretamente para o crescimento de todos os envolvidos, além de fomentar o espírito de cooperação e amizade entre os países participantes.
PARACANOAGEM
Foto: Divulgação/CBCa |
MASCULINO
Ouro – Oscar da Silva Cardoso Filho - VL2 200 METROS - 00:58:65 s
Ouro – Giovane Vieira de Paula – VL3 200METROS – 00:53:30 s
Ouro – Gabriel Porto – KL3 200 METROS – 00:43:63 s
Bronze - Uilian Ferreira Mendes – KL2 METROS – 00:46:78 s
4° Lugar – Erick Fernando Gomes Farias – KL2 200 METROS – 00:52:93 s
Gabriel Porto faturou o ouro em sua primeira experiência: “Primeira viagem internacional de várias, com fé em Deus, e já conquistamos o lugar mais alto do pódio”, comemora o atleta.
“Graças a Deus consegui chegar em primeiro lugar e garantir a medalha de ouro para o Brasil! Agora sou bicampeão pan-americano”, celebra Oscar.
Erick avaliou sua performance: “Gostei da minha posição. Agora é procurar melhorar ainda mais pois meus adversários são bem fortes e bem preparados.”
FEMININO
OURO – Erisângela Toniolo - VL3 200 METROS – 01:10:34 m
OURO – Carla Camargo – KL2 200 METROS – 01:07:20 m
OURO – Mikaella de Souza Gomes – KL3 200 METROS – 01:06:07 m
Mikaella avaliou sua participação no certame: “Esta é a minha segunda participação. O meu tempo continuou o mesmo, devido ao vento contra, mas deu ouro!”
Carla avalia como positiva sua primeira experiência internacional: “Foi muito bom. Quero evoluir para as próximas, diminuindo cada vez mais o meu tempo!”
Liderança Geral
A competição teve nove provas, das quais seis delas teve o Brasil como vencedor, fechando o quadro geral de medalhas com ampla liderança.
1° LUGAR – BRASIL (6 ouros e 1 bronze)
2° LUGAR – CHILE (2 ouros, 2 pratas e 1 bronze)
3° LUGAR – CANADÁ (1 ouro)
4° LUGAR – ARGENTINA (4 pratas)
5° LUGAR – URUGUAI (1 prata)
6° LUGAR – COLÔMBIA (1 bronze)
0 Comentários