Pepê nos Jogos de Paris-2024. Foto: Wander Roberto/COB |
O Brasil continua dominando as provas de contrarrelógio no Rio Ruca Chorói, na Patagônia Argentina, após conquistar três ouros no primeiro dia, a delegação retornou a raia radical e repetiu o desempenho com adição da primeira vitória na canoa masculina, feito não alcançado na quinta-feira. Omira Estácia triunfou na canoa e no caiaque femininos, Pepê Gonçalves no caiaque masculino e Charles Corrêa, com vice de Kaua da Silva, na prova da canoa masculina.
A grande canoísta da competição é Omira Estácia, a mineira havia vencido duas provas na última quinta e na sexta-feira brilhou novamente. A atleta abriu o dia competindo na semifinal do caiaque feminino, sendo segundo colocada, 3.76s atrás da argentina e rival Nerea Castiglione. Logo atrás de Omira, Daniela Sofia foi terceira e Milena Sofia foi quinta. Todas as atletas inscritas garantiam vaga na final.
Omira em Pan-Americano (2022). Foto: Andrew Penney |
Em seguida, na semifinal da canoa, Estácia foi novamente segunda posicionada, encerrando a prova 3.03s atrás de Nerea, com Daniela e Milena em 3° e 4° lugares, respectivamente. Igualmente, todas as sete atletas avançaram a decisão.
A final do caiaque foi realizada com título de Omira, a mineira anotou tempo de 97.40s, deixando Nerea 7.42s atrás, na segunda posição. Em terceiro, Daniela Sofia ficou a 5.44s de Castiglione, enquanto Milena Sofia foi quinta. Na decisão da canoa, Estácia marcou 107.89s e conquistou o título, encerrando a prova 4.84s mais rápida do que Nerea, novamente segunda colocada. Daniela repetiu a terceira colocação, a 4s da argentina, e Milena foi sétima e última.
Entre os homens, Pepê Gonçalves competiu no caiaque masculino, sua especialidade, e liderou a semifinal do barco com 1.84s de vantagem sobre Andraz Etcheverria, do Chile. Outros três brasileiros avançaram, com Murillo Sorgetz em 4°, Guilherme Mapelli em 5° e Patricio Di Monaco em 9°. Ao todo, tinham 10 vagas disponíveis com 22 inscritos.
O pódio do caiaque masculino foi composto por dois brasileiros, Pepê completou a prova em 80.75s e ficou a 0.48s do compatriota Guilherme, em segundo lugar, para conquistar o título. Murillo (+3.44s) foi quarto e Patricio (+10.40s) terminou em oitavo.
Kauã no Pan-Americano em 2023. Foto: Christian Zapata |
Os especialistas da canoa masculina também brilharam, Charles Correa e Kauã da Silva conquistaram o ouro e prata na final do barco, vingando a sessão do primeiro dia em que foram quarto e terceiro, respectivamente. Charles marcou 90.95s, sofrendo penalização de 2s, e foi o mais rápido na descida do Rio Ruca Chorói. Logo atrás, Kauã foi o segundo colocado, 2s atrás do compatriota, com 4s de punição. Vinicíus Sofia encerrou a prova em sexto, após não iniciar a sessão de estreia, na quinta.
Na semifinal da canoa, o argentino Manuel Tripano foi o líder, deixando Correa em 2° e Silva em 4°, mas foi superado pela dupla brasileira na final. Sofia concluiu a semi em 9° e subiu três posições na decisão.
0 Comentários