Últimas Notícias

Brasil ganha mais quatro ouros em torneio de ranqueamento mundial de canoagem slalom na Argentina

 
Pepê nos Jogos de Paris-2024. Foto: Wander Roberto/COB
A delegação brasileira de canoagem slalom presente em Aluminé, na Argentina, competiu no segundo dia de Ranking Race, torneio de ranqueamento mundial da Federação Internacional de Canoagem (ICF), na última sexta, 08, e conquistou os quatro ouros disponíveis nas provas de canoa e caiaque em formato de contrarrelógio. Oito brasileiros competiram e o destaque foi Omira Estácia com dois troféus. Na primeira sessão do torneio, na quinta, 7, foram três ouros.

O Brasil continua dominando as provas de contrarrelógio no Rio Ruca Chorói, na Patagônia Argentina, após conquistar três ouros no primeiro dia, a delegação retornou a raia radical e repetiu o desempenho com adição da primeira vitória na canoa masculina, feito não alcançado na quinta-feira. Omira Estácia triunfou na canoa e no caiaque femininos, Pepê Gonçalves no caiaque masculino e Charles Corrêa, com vice de Kaua da Silva, na prova da canoa masculina.

A grande canoísta da competição é Omira Estácia, a mineira havia vencido duas provas na última quinta e na sexta-feira brilhou novamente. A atleta abriu o dia competindo na semifinal do caiaque feminino, sendo segundo colocada, 3.76s atrás da argentina e rival Nerea Castiglione. Logo atrás de Omira, Daniela Sofia foi terceira e Milena Sofia foi quinta. Todas as atletas inscritas garantiam vaga na final.

Omira em Pan-Americano (2022). Foto: Andrew Penney

Em seguida, na semifinal da canoa, Estácia foi novamente segunda posicionada, encerrando a prova 3.03s atrás de Nerea, com Daniela e Milena em 3° e 4° lugares, respectivamente. Igualmente, todas as sete atletas avançaram a decisão.

A final do caiaque foi realizada com título de Omira, a mineira anotou tempo de 97.40s, deixando Nerea 7.42s atrás, na segunda posição. Em terceiro, Daniela Sofia ficou a 5.44s de Castiglione, enquanto Milena Sofia foi quinta. Na decisão da canoa, Estácia marcou 107.89s e conquistou o título, encerrando a prova 4.84s mais rápida do que Nerea, novamente segunda colocada. Daniela repetiu a terceira colocação, a 4s da argentina, e Milena foi sétima e última.

Entre os homens, Pepê Gonçalves competiu no caiaque masculino, sua especialidade, e liderou a semifinal do barco com 1.84s de vantagem sobre Andraz Etcheverria, do Chile. Outros três brasileiros avançaram, com Murillo Sorgetz em 4°, Guilherme Mapelli em 5° e Patricio Di Monaco em 9°. Ao todo, tinham 10 vagas disponíveis com 22 inscritos.

O pódio do caiaque masculino foi composto por dois brasileiros, Pepê completou a prova em 80.75s e ficou a 0.48s do compatriota Guilherme, em segundo lugar, para conquistar o título. Murillo (+3.44s) foi quarto e Patricio (+10.40s) terminou em oitavo.

Kauã no Pan-Americano em 2023. Foto: Christian Zapata

Os especialistas da canoa masculina também brilharam, Charles Correa e Kauã da Silva conquistaram o ouro e prata na final do barco, vingando a sessão do primeiro dia em que foram quarto e terceiro, respectivamente. Charles marcou 90.95s, sofrendo penalização de 2s, e foi o mais rápido na descida do Rio Ruca Chorói. Logo atrás, Kauã foi o segundo colocado, 2s atrás do compatriota, com 4s de punição. Vinicíus Sofia encerrou a prova em sexto, após não iniciar a sessão de estreia, na quinta.

Na semifinal da canoa, o argentino Manuel Tripano foi o líder, deixando Correa em 2° e Silva em 4°, mas foi superado pela dupla brasileira na final. Sofia concluiu a semi em 9° e subiu três posições na decisão.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar