Confira como foi o desempenho dos brasileiros no primeiro dia de disputas no Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade (Seletiva para os Jogos Pan-americanos Junior) e Pan-americano de Paracanoagem no Uruguai
Foto: CBCa |
Nesta quarta-feira (13) ocorreu a Classificatória da categoria Sub-21 para os Jogos Pan-Americanos da Juventude de Assunção 2025. O Lago Calcagno, em Montevidéu, no Uruguai, foi palco do início dos eventos do Campeonatos Pan-Americanos Júnior e Sub23, Sul-Americano e Pan-Americano de Paracanoagem e Canoagem Velocidade. O país conquistou a cota do C2 Masculino 500 metros Sub-21 e no C2 Feminino 500 metros Sub-21,
O primeiro dia chegou trazendo disputas intensas pelas vagas. Na Final A da categoria C2 Masculino Sub-21, Gabriel Assunção Nascimento e Mateus Nunes Bastos dos Santos representaram o Brasil chegando em primeiro lugar, concluindo a prova com tempo de 01:40.51s e garantiram a classificação.
Enquanto categoria C2 Feminino Sub-21, Maria do Livramento de Souza Cunha e Lorrane Santos Souza também conquistaram a vaga, finalizando a prova em 02:17.26s e com o quarto lugar.
As regras de classificação para os Jogos são específicas. Os primeiros cinco barcos nas provas de K4 e C2, e os primeiros três nas provas de K1, C1 e K2, que não sejam do Paraguai (país anfitrião), garantirão vagas para competir nesses eventos nos Jogos de 2025.
Além disso, os países classificados nas distâncias olímpicas serão automaticamente inscritos nas provas de distâncias não olímpicas, assumindo o compromisso de participação. Por fim, todos os países que conquistarem ao menos uma vaga masculina e uma feminina terão o direito de se inscrever nas provas mistas de caiaque e canoa.
Brasil também competiu no caiaque master
O país também teve uma dupla representando na disputa pelo K2 Masculino Máster, Juliano Crai Dal Molin e Bruno Hendrigo de Oliveira Baltieri conquistaram o terceiro lugar com o tempo de 02:05.83s.
Organizado pela Federação Uruguaia de Canotaje (FUC) e supervisionado pela Confederação Pan-Americana de Canoagem (COPAC), o evento segue as normas da Federação Internacional de Canoagem (ICF) e da Organização Nacional Antidoping do Uruguai (ONAU), assegurando a qualidade e a segurança em cada prova.
Nos próximos dias, o campeonato segue com uma programação intensa, incluindo as competições Sul-Americanas e Pan-Americanas de Canoagem e Paracanoagem.
Programação:
14/11 – Campeonato Sul-Americano • Menores
15/11 – Campeonato Sul-Americano • Cadete • Junior • Senior
16/11 – Campeonato Pan-Americano Junior • Sub23
17/11 – Paracanoagem Sul-Americano e Pan-Americano
Atletas convocados da Paracanoagem
Carla Camargo Alves - KL2
Eduardo Antônio Nascimento de Lima - KL1
Erick Fernando Gomes Faria - KL2
Joao Lucas Leal Machado - VL3
Mikaella de Souza Gomes - KL3
Erisangela Toniolo - VL3
Gabriel Paixão Porto - KL3
Giovane Vieira de Paula - VL3
Oscar da Silva Cardoso Filho - VL2
Uilian Ferreira Mendes - KL2
Atletas convocados da Canoagem Velocidade
Maria do Livramento Cunha
Lorrane Santos Souza
Gabriel Assunção Nascimento
Mateus Nunes Bastos dos Santos
Treinadores
Gelson Moreia
Maria Angelica Rozalen
Paulo Salomão
Stefan Genthner
James Marcelo de Oliveira Correa
Figueroa Conceição Souza
Vinicius Pinheiro dos Santos
0 Comentários