Foto: Divulgação |
A campeã mundial de 2019 e duas vezes olímpica Sarah Pavan anunciou sua aposentadoria do vôlei de praia profissional. A estrela canadense de 1,96 m de altura fez seu anúncio em um vídeo do Instagram na terça-feira.
“O vôlei sempre foi muito mais do que um esporte para mim”, disse Pavan, de 38 anos. “Foi meu círculo social, meu espaço seguro, minha sala de aula, meu veículo de autoexpressão, minha carreira e meu primeiro amor. Tenho muita sorte de ter inúmeras pessoas ao meu lado ao longo dos anos — treinadores, companheiros de equipe, família, amigos, fãs e outros apoiadores — que me tornaram a pessoa e atleta que sou, e sou muito grata. Tenho que agradecer especialmente à minha família e ao meu marido Adam por acreditarem nos meus sonhos ainda mais do que eu, por me deixarem voar e por sempre me darem um lugar seguro para pousar.”
Pavan começou a jogar vôlei indoor aos 10 anos e se aposentou como uma das jogadoras canadenses de vôlei mais talentosas da história, tendo feito sua primeira aparição representando seu país aos 14 anos na seleção nacional júnior de vôlei. Pavan fez história como a mulher mais jovem a ser selecionada para a seleção nacional sênior canadense aos 16 anos. Enquanto frequentava a Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos da América, Pavan ganhou o título da NCAA de 2006 no vôlei indoor. Durante sua carreira universitária, Sarah também recebeu inúmeras honrarias individuais atléticas e acadêmicas.
Pavan passou a competir profissionalmente por grandes clubes da Itália, Coreia, Brasil e China por 10 anos. Como a oposta da Unilever Rio de Janeiro, ela foi nomeada para o Dream Team do Campeonato Mundial Feminino de Clubes de Vôlei da FIVB de 2013, ao mesmo tempo em que ganhou prata com seu clube brasileiro.
Apesar de ter uma carreira profissional de sucesso no vôlei indoor, que continuou até 2018, em 2013 Pavan começou a fazer sua mudança para o vôlei de praia profissional, aparecendo no FIVB Beach Volleyball World Tour ao lado de Heather Bansley. Depois de vários pódios no Tour e chegando às quartas de final das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, elas se separaram e Pavan se juntou a Melissa Humana-Paredes.
As primeiras medalhas de ouro começaram a chegar. Em 2018, Pavan e Humana-Paredes ganharam um prestigioso ouro nos Jogos da Commonwealth, mas sua jornada juntas como uma equipe atingiu o pico no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia da FIVB de 2019 em Hamburgo, onde a dupla canadense triunfou com o título. Depois de chegar às quartas de final nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, elas continuaram seu caminho de sucesso no Volleyball World Beach Pro Tour, mas depois de ganhar o ouro nos Jogos da Commonwealth de 2022, elas encerraram sua parceria.
Com Molley McBain como companheira de equipe, Sarah Pavan tentou se classificar para sua terceira participação olímpica, mas sendo a primeira equipe abaixo da linha de corte no ranking olímpico, elqa foram eliminadas de Paris 2024.
“Eu alcancei grandes objetivos, joguei em vários times vencedores e fiz parte de muitas tradições vencedoras, mas são as pessoas com quem compartilhei esses momentos e os relacionamentos significativos que fiz ao longo do caminho que mais lembrarei”, continuou Pavan em sua declaração. “Eu não seria quem sou sem este jogo, e tem sido uma verdadeira honra ter sido capaz de me chamar de jogadora de vôlei nos últimos 30 anos.”
0 Comentários