Últimas Notícias

Circuito Banco do Brasil de Surfe: grandes aéreos e grandes nomes na Praia de Miami, em Natal

Italo Ferreira no Tamo Junto BB depois de vencer sua bateria na sexta-feira (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam)
Italo Ferreira no Tamo Junto BB depois de vencer sua bateria na sexta-feira (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam)

O Circuito Banco do Brasil de Surfe trouxe mais um espetáculo de aéreos para as ondas da Praia de Miami, em Natal, onde o evento da World Surf League (WSL), na categoria Qualifying Series (QS), estreou pela primeira vez. O cenário foi perfeito para o público vibrar e torcer de perto, com a sexta-feira sendo marcada por performances espetaculares, com destaque para Jadson André, que iniciou o dia batendo todos os recordes da competição.

A multidão que lotou a praia pôde conferir ainda uma bateria especial com grandes nomes do esporte brasileiro, incluindo o campeão mundial e olímpico Italo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima, e outros convidados como o rapper L7nnon e os medalhistas olímpicos Isaquias Queiroz e Rayssa Leal. O evento promoveu uma verdadeira festa para o surfe nacional, reforçando o compromisso do Banco do Brasil com o incentivo ao esporte.

Jadson André e sua performance histórica
Jadson André abriu a sexta-feira batendo todos os recordes de nota e pontos
Jadson André abriu a sexta-feira batendo todos os recordes de nota e pontos (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam)

Logo na primeira bateria da sexta-feira, Jadson André mostrou porque é um dos grandes nomes do surfe brasileiro. Retornando de uma pausa de três meses devido a uma lesão, o atleta surpreendeu com um aéreo reverse perfeito, que lhe garantiu a nota 9.10, a quarta maior entre as cinco etapas da temporada do Circuito Banco do Brasil. A onda, finalizada com uma junção poderosa, resultou no impressionante somatório de 16.27 pontos, estabelecendo um novo recorde no evento.

Para Jadson, o momento teve um significado emocional profundo.

É a primeira vez que eu trago o meu filho pra praia, sei que é muito pequenininho, mas vai saber que veio quando ele crescer, minha esposa está aqui também e é a primeira competição que participo, desde o falecimento da minha mãe. Enfim, é uma bateria que eu queria muito surfar e performar bem. Eu pedi muito a Deus que me desse esse momento, Ele me abençoou e estou muito feliz.

A participação no QS da WSL em sua cidade natal também marcou o atleta.
É um momento histórico. Isso é um sonho pra gente, participar de uma etapa da WSL no quintal de casa, com grandes nomes aqui competindo, prestigiando o evento, como o Filipe Toledo. Então, é um evento que vai ficar marcado na história e espero que o título fique em casa. Nós temos um time bom na competição, o Italo (Ferreira), o Mateus (Sena), o (Emanoel) Tobias, o Deyvson (Santos), outros atletas locais, então a gente vai fazer de tudo para deixar essa vitória aqui em casa.

No período da tarde, Jadson André voltou para o mar, mas não encontrou ondas boas o suficiente para repetir sua melhor performance no Circuito Banco do Brasil de Surfe em Natal. Ainda assim, ele mantém os recordes do evento com sua nota 9.10 e o somatório de 16.27 pontos. A disputa foi acirrada, e ele acabou sendo eliminado por outro potiguar, Rafael Barbosa, em uma diferença mínima de 9.94 contra 9.53 pontos, em uma bateria que teve vitória do cearense Cauã Costa, com 12.30 pontos.

Cauã Costa derrotou Jadson André na busca pelo título do Circuito BB 2024
Cauã Costa derrotou Jadson André na busca pelo título do Circuito BB 2024 (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam)

Italo Ferreira avança no Circuito Banco do Brasil de Surfe

Italo Ferreira ganhou a sua segunda bateria nas ondas da Praia de Miami
Italo Ferreira ganhou a sua segunda bateria nas ondas da Praia de Miami (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam)

Outro potiguar que brilhou nas ondas de Natal foi Italo Ferreira, que após uma estreia bem-sucedida, conquistou mais uma vitória na sexta-feira, assegurando seu avanço no Circuito Banco do Brasil de Surfe. Para Italo, competir em sua terra natal, com o apoio fervoroso da torcida, foi uma experiência única.

É sempre bom ter a torcida da galera. Acho que fiquei devendo alguns momentos, porque quando a maré enche, a onda fica mais fraca e não tem muita potência pras manobras. Aí você fica um pouco limitado, mas tentei fazer o que era possível e deu certo no final. A organização do evento está incrível e quero agradecer ao Banco do Brasil, por estar impulsionando o nosso esporte. Estou vendo várias ativações para o público, vejo meus amigos o dia inteiro na praia e é legal ter uma estrutura boa, que você se sente confortável.

Italo já se destacou no Circuito Banco do Brasil de Surfe ao vencer uma bateria com grandes surfistas, incluindo Adauto Sena e Deyvson Santos, além do carioca Vitor Ferreira. Sua meta agora é continuar avançando, rumo ao título desta histórica etapa da WSL QS no Rio Grande do Norte.

Mateus Sena e a busca pelo título no Circuito Banco do Brasil de Surfe

Mateus Sena também voando nos aéreos nas rampas da Praia de Miami
Mateus Sena também voando nos aéreos nas rampas da Praia de Miami (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam)

Outro potiguar que avança no evento é Mateus Sena, determinado a conquistar o título do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Natal. Mateus superou adversários como Lucas Pires e Francisco Albuquerque em sua estreia e agora espera repetir o sucesso para assegurar uma vaga nas quartas de final. Para ele, vencer esta etapa seria um marco em sua trajetória no surfe.

É o primeiro QS da história do Rio Grande do Norte e começar vencendo, é incrível. Eu competi com um amigo de infância, que é o Lucas Pires, então estou amarradão e bem focado, porque eu quero muito ganhar esse campeonato. Eu sei que tenho uma missão muito difícil pela frente. Talvez esse seja o QS 1000 mais difícil da história aqui no Brasil, então tem que manter a calma e a humildade. Eu cresci competindo nessa praia, desde os circuitos de base até o profissional. Só tava faltando vestir essa lycra da WSL aqui. É um lugar que eu conheço bastante e eu quero ser o primeiro surfista a ganhar um QS aqui no Rio Grande do Norte.

Bateria especial Tamo Junto BB

Rayssa Leal Isaquias Queiroz Natal
Tamo Junto BB foi a atração especial que fechou a sexta-feira na Praia de Miami (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam)

Além das competições regulares, o Circuito Banco do Brasil de Surfe proporcionou ao público uma bateria especial, a Tamo Junto BB, que contou com grandes atletas e convidados ilustres. Nomes como Filipe Toledo, Silvana Lima e Juliana dos Santos, da equipe do Banco do Brasil, entraram no mar com figuras de destaque em outras modalidades, como os medalhistas olímpicos Isaquias Queiroz (canoagem) e Rayssa Leal (skate). A presença do rapper L7nnon e outros influenciadores como Leo dos Stories trouxe ainda mais empolgação para o público.

Com uma estrutura bem planejada, ativações para os fãs e a participação de grandes nomes do esporte, o Circuito Banco do Brasil de Surfe representa o compromisso do Banco do Brasil em apoiar o esporte e criar momentos inesquecíveis para os atletas e fãs.

Próximas baterias

Assim como nos dias anteriores, a primeira chamada está prevista para as 10h, com início esperado para 10h30, durante a enchente da maré, quando as condições na Praia de Miami são ideais para o surfe.

Disputa pelo título masculino

Mateus Sena disputa neste sábado uma das duas últimas vagas para as quartas de final do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Entre os adversários está Rafael Barbosa, responsável por eliminar Jadson André na penúltima bateria da sexta-feira. As duas vagas serão decididas entre os vencedores dos últimos confrontos da terceira fase, que abrirão o penúltimo dia deste evento histórico no Rio Grande do Norte.

Início das disputas femininas

No sábado, o Circuito Banco do Brasil de Surfe abrirá espaço para a competição feminina, prometendo ainda mais emoção na Praia de Miami. As 14 surfistas foram divididas em quatro baterias, e apenas as duas melhores de cada bateria avançam para as quartas de final.

Entre os destaques, estão a catarinense Laura Raupp, campeã antecipada do Circuito BB 2024, e a lenda do surfe feminino brasileiro, Silvana Lima. Laura fará sua estreia na primeira bateria contra Mariana Areno e Monik Santos, enquanto Silvana Lima, da equipe do Banco do Brasil, competirá na terceira bateria, enfrentando Sol Carrion, Nicole Santos e Alessandra Almeida.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar