Mateus Sena é o natalense na briga pelo título do Circuito BB 2024 (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam) |
Com grandes expectativas, o Circuito Banco do Brasil de Surfe entrou em sua reta final neste fim de semana na Praia de Miami, Natal. As baterias de sábado confirmaram disputas acirradas e surpresas para os surfistas que lutam pelos títulos. O paraibano José Francisco, líder do ranking, foi eliminado, mas ainda tem chances de se consagrar campeão do Circuito caso o natalense Mateus Sena ou o cearense Cauã Costa não conquistem o primeiro lugar nesta última etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS).
Rivalidades e talento local
Entre os homens, a eliminação de José Francisco e a derrota do campeão mundial e olímpico Ítalo Ferreira abriram caminho para que os potiguares, liderados por Mateus Sena e Emanoel Tobias, disputem as vagas finais. Emanoel Tobias, de Ponta Negra, conseguiu uma vitória dramática ao garantir uma nota de 6,77 com uma manobra aérea nos segundos finais, conquistando o primeiro lugar em sua bateria e colocando a torcida local em êxtase.
Nem nos meus melhores sonhos, eu imaginaria isso. Só quero agradecer muito a Deus, porque, quando ouvi que faltavam 30 segundos, pedi para Ele me mandar uma onda, que eu tava preparado. A onda veio no finalzinho e eu só fui.
Mateus Sena também avançou para as quartas, eliminando Rafael Barbosa e Breno Eduardo. Ele enfrenta neste domingo o paulista Ryan Kainalo, que superou outros dois potiguares.
O cearense Cauã Costa se destacou em outra bateria do dia, abrindo a disputa com uma nota alta de 7,33 e mantendo-se à frente para eliminar Israel Junior e Madson Costa. Cauã agora segue nas quartas, com a possibilidade de conquistar o título caso vença a etapa, enfrentando Ryan Kainalo. A torcida nordestina aguarda ansiosamente por uma possível final emocionante no Circuito Banco do Brasil de Surfe.
Laura Raupp eliminada
Laura Raupp é a campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam) |
No feminino, a jovem catarinense Laura Raupp chegou a Natal com o título do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 já garantido, após vencer três das quatro primeiras etapas. Mesmo com a vitória consolidada, Laura enfrentou com determinação as condições da praia de Miami, destacando o desafio do mar:
Vim pra cá pra conhecer um lugar novo, e estou muito feliz de estar aqui em Natal, mas nem sabia que já tinha ganhado o Circuito Banco do Brasil. Esse ano foi ótimo pra mim em termos de constância e de evolução no surfe e no mental, que estou trabalhando bastante. O mar hoje estava mais difícil por causa do vento, mas felizmente consegui me classificar na minha primeira bateria aqui.
Contudo, nas quartas de final, Laura foi eliminada por Juliana dos Santos, a cearense patrocinada pelo Banco do Brasil. Juliana apresentou os maiores scores do dia, somando 13,00 pontos e avançando para as semifinais. Ela celebrou:
Estou muito feliz em estar nas semifinais, em soltar meu surfe e em ter sido tão bem recebida aqui na Praia de Miami pela primeira vez.
As semifinais femininas prometem mais emoções, com Juliana dos Santos enfrentando a argentina Vera Jarisz e as peruanas Sol Aguirre e Arena Rodriguez Vargas disputando a segunda semifinal. Sol Aguirre superou a brasileira Silvana Lima, enquanto Arena eliminou a potiguar Alessandra Almeida, reforçando o equilíbrio de talentos entre os países sul-americanos.
Juliana dos Santos é a única brasileira classificada para as semifinais (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam) |
WSL Novas Ondas e integração comunitária
O WSL Novas Ondas fechou o sábado na Praia de Miami em Natal (Foto: Aleko Stergiou / WSL Latam) |
Paralelamente às baterias principais, o evento WSL Novas Ondas uniu surfistas renomados e jovens aspirantes, com os profissionais José Francisco, Juliana dos Santos e Emanoel Tobias dividindo as ondas e ensinamentos com alunos da Escola de Surf do Morro do Careca. A ação também contou com Jadson André, ícone do surfe, e com um mutirão de limpeza para conscientizar sobre a preservação ambiental, além de um Campeonato de Altinha.
O evento faz parte do Festival Tamo Junto BB, que oferece ao público uma celebração do surfe e outros esportes em Natal, e é realizado em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal. As finais serão transmitidas ao vivo neste domingo pelo site da WSL, encerrando a temporada em grande estilo com competições e shows musicais na Arena das Dunas.
0 Comentários