Foto: Quinn Rooney/AFP |
Com uma significativa falta de treinadoras em organizações esportivas na Austrália e poucos sinais de crescimento, as instituições esportivas olímpicas do país podem correr o risco de cortes em seu financiamento após as metas de gênero do governo introduzidas em setembro.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 forneceram um lembrete gritante do progresso estagnado de mulheres empregadas em funções de treinamento de alto desempenho. Conforme relatado pelo Guardian, "menos de um em cada cinco treinadores nos Jogos de Paris eram mulheres, ou 18,6%, um aumento de apenas três pontos percentuais em relação a Tóquio e de 9% no Rio em 2016. Alguns esportes registraram números mais baixos, incluindo atletismo de elite com 12% e golfe com 6%."
Para as entidades esportivas olímpicas australianas, isso se tornou um número particularmente preocupante após o governo lançar a Política Nacional de Equidade de Gênero na Governança Esportiva em setembro. Uma colaboração entre o Governo Albanês, a Comissão Esportiva Australiana (ASC) e as Agências Estaduais e Territoriais para Esporte e Recreação, a política nacional é a primeira do gênero na Austrália e foi introduzida para abordar a sub-representação de mulheres na liderança esportiva.
Enquanto a participação esportiva se aproxima de taxas iguais entre homens e mulheres na Austrália, as mulheres continuam sub-representadas em posições de governança e liderança. O governo, portanto, implementou Metas de Equidade de Gênero como parte da política, o que significa que as organizações no setor esportivo australiano precisam garantir que 50% de todos os diretores, presidentes de conselho e membros específicos do subcomitê do conselho sejam mulheres. Esses padrões devem ser atendidos até 1º de julho de 2027 e, caso não sejam, "o financiamento governamental deve ser retido de organizações nacionais que não cumpram", diz a política.
A política se aplica a todas as organizações nacionais e estaduais financiadas pelo governo, como Hockey Australia, Football Australia e Basketball Australia, mas não afeta clubes comunitários ou organizações privadas, como a National Rugby League (NRL) ou a Australian Football League (AFL), embora esses grupos sejam encorajados a seguir o exemplo.
0 تعليقات