Últimas Notícias

Ginasta russo campeão olímpico é colocado na lista de punidos do governo britânico acusado de deportar crianças da Ucrânia




O ex-ginasta russo campeão olímpico Nikita Nagornyy foi sancionado pelo governo do Reino Unido por ajudar a deportar à força crianças ucranianas.

Nagornyy, de 27 anos, foi incluído na terça-feira na lista de sanções do Gabinete de Relações Exteriores, da Commonwealth e do Desenvolvimento do Reino Unido (FCDO) por sua participação no que chamou de “deportação forçada e reeducação de crianças ucranianas”.

Nagornyy, descrito por pessoas de dentro como um “confidente de Putin”, juntou-se à Guarda Nacional da Rússia em 2016 e depois tornou-se chefe do Movimento Nacional dos Jovens Cadetes do Exército (Yunarmiya) em 2020.

Ele ganhou uma medalha de ouro na ginástica por equipe nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e dois bronzes individuais no Japão. Quatro anos antes, ele fez parte da seleção russa que ganhou a prata no Rio de Janeiro

A sanção ocorre 1.000 dias depois que a Rússia invadiu a Ucrânia continental e viu Nagornyy ser atingido por congelamento de bens, proibição de viagens e sanções de serviços fiduciários.

O site do FCDO disse: “Nikita Vladimirovich Nagornyy é uma ‘pessoa envolvida’… porque ele está ou esteve envolvido em uma ação que desestabiliza a Ucrânia ou enfraquece ou ameaça a integridade territorial, soberania ou independência da Ucrânia por: 1) se envolver, fornecer suporte ou promover qualquer política ou ação que desestabilize a Ucrânia, ou seja, o programa do Governo da Rússia para a deportação forçada e reeducação de crianças ucranianas; e 2) obter um benefício ou apoiar o Governo da Rússia em seu papel como Chefe do Estado-Maior do Movimento Social Patriótico Militar do Exército Jovem de Toda a Rússia (Yunarmia).”

O secretário de Relações Exteriores britânico David Lammy acrescentou: “Nenhuma criança deve ser usada como peão na guerra, mas o fato de o Presidente Putin ter como alvo as crianças ucranianas mostra a que profundidade ele irá em sua missão de apagar a Ucrânia e seu povo do mapa.

“À medida que a Ucrânia atinge o marco sombrio de 1.000 dias de defesa corajosa contra a invasão ilegal de Putin, o apoio do Reino Unido a Ucrânia é é inabalável."

O FCDO alega que mais de 19.500 crianças ucranianas foram movidas à força pelas forças de Putin.

Em setembro de 2021, a Federação Internacional de Ginástica nomeou um elemento técnico – um salto mortal triplo com pique nas costas – em homenagem a Nagornyy. Putin concedeu a ele a Ordem da Amizade em 2021 e recebeu o título de Tenente Júnior do autocrata russo.

É relatado que em março de 2022 ele ofereceu presentes aos soldados que lutavam contra a Ucrânia.

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar