Últimas Notícias

Japonês medalhista olímpico na marcha atlética é suspenso por doping

Japonês medalhista olímpico na marcha atlética é suspenso por doping
Foto: AFP



O atleta japonês de marcha atlética Koki Ikeda, de 26 anos, um dos principais competidores do mundo em marcha atlética e uma figura importante em sua equipe nacional, foi suspenso provisoriamente esta semana pela Unidade de Integridade do Atletismo  (AIU), que detectou dados incomuns em seu passaporte biológico.

Conforme exigido pelo protocolo da World Athletics, esta medida preventiva é aplicada em casos em que números irregulares são encontrados, mesmo quando nenhuma violação direta ocorreu em um teste antidoping que identifica uma substância proibida específica. Ikeda agora precisará contabilizar os dados incomuns em seu passaporte biológico para evitar uma suspensão definitiva.

A agência Associated Press relatou que Ikeda recebeu a proibição provisória por "suspeita de doping sanguíneo", citando a AIU, que tem sede em Mônaco. 

O órgão antidoping declarou na sexta-feira que o problema está relacionado ao "uso de uma substância/método proibido". O passaporte biológico pode indicar marcadores de doping ao longo do tempo sem que um atleta teste positivo para uma substância proibida. Os investigadores não forneceram um cronograma para o caso disciplinar.

O atleta e a federação japonesa receberam esta notícia antes de sediar o Campeonato Mundial de Atletismo, em Tóquio em setembro de 2025. Ikeda declarou no sábado que está "completamente perplexo" e alegou sua inocência. Em uma declaração divulgada à mídia japonesa, ele expressou sua intenção de lutar para limpar seu nome. "Por razões que não conheço absolutamente nada, posso não conseguir competir na minha próxima corrida, e estou totalmente perplexo", ele comentou.

Ele também mencionou que "se esforçaria para que a verdade viesse à tona e por um resultado justo". "De agora em diante, ficaria muito grato por sua compreensão e apoio", acrescentou. Os procedimentos disciplinares estão em andamento.

Ikeda foi o medalhista de prata olímpico nos Jogos de Tóquio 2020 e levou a prata no Campeonato Mundial de 2022 em Oregon. Nesta temporada, ele alcançou um segundo lugar no revezamento misto no Campeonato Mundial de Equipe em Antalya em abril

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar