Últimas Notícias

João Fonseca sobrevive a susto e avança à semifinal do Challenger de Lyon

O jovem carioca João Fonseca, cabeça de chave 7, avançou à semifinal do Challenger (CH) de Lyon, na França, ao superar o espanhol Martín Landaluce por 6/2 3/6 7/6(9) em 2h26m, nessa quinta-feira, 14. O brasileiro jogará contra o francês Calvin Hemery por um lugar na decisão. Fonseca passou por susto no fim do terceiro set e batalhou em tie-break com 20 pontos para derrotar o rival europeu.

Foto: @fotojump
A batalha de João foi mais um capítulo positivo no CH de Lyon, após superar os franceses Maxime Janvier (2x1), na fase de 16 avos, e Kyrian Jacquet (2x0), nas oitavas, o espanhol Martín Landaluce, rival do brasileiro por um lugar no Next Gen, torneio entre os oito melhores tenistas sub-21 de 2024, foi a vítima do carioca nas quartas de final. Fonseca chega à semifinal para enfrentar o local Calvin Hemery, derrotado pelo carioca na segunda fase da chave prévia do Aberto dos Estados por 2x0, e a 148ª posição no ranking ao vivo.

A partida entre Fonseca e Landaluce foi caótica, o brasileiro abriu o primeiro set furando o serviço do espanhol em game com 13 bolas e 3 pontos de quebra desperdiçados. Em seguida, João abriu 2/0 com saque confirmado. Sem dar chances ao rival, o carioca abriu 4/1, com nova quebra sobre Landaluce, e 5/1, antes do europeu diminuir para 2/5. João virou de 0/15 para 40/15 e 6/2. Marcando 1/0 no confronto das quartas em Lyon.

Na segunda parcial, João Fonseca abriu 1/0, com quebra sobre o serviço de Martín, que virou para 4/1 em série de quatro games seguidos. O espanhol salvou três chances de quebra do carioca. Pressionado, o brasileiro buscou voltar a partida e anotou 3/5, mas sofreu o empate em 1x1 na série com o europeu anotando 6/3.

Pelo terceiro set seguindo, João abriu 1/0 no início, dessa vez com saque próprio e com dois pontos de quebra salvos. O jogo caminhou mais tenso que nas parciais anteriores, os tenistas buscaram acelerar a partida e achar brechas para abrir vantagem. João buscou duas chances e desperdiçou, tomando empate de Martín em 3/3. Em 5/4, o prodígio brasileiro sofreu uma leve lesão no pé, precisou de atendimento médico e esfriou a partida.

Apresentando condição de jogo, o carioca retornou a partida e o jogo foi a 6/6 sem quebras de saque, forçando o tie-break de desempate até 7 pontos. Landaluce abriu 4-2 e perdeu quatro pontos em sequência para João, que teve ponto para o jogo em 6-4, mas perdeu. Novamente com a oportunidade de ouro, Fonseca desperdiçou em 7-6 e sofreu virada para 7-8 de Martín, que também não aproveitou para vencer. Com o jogo em 8-8, o brasileiro abriu 9-8, o espanhol empatou em 9-9 e Fonseca fechou o jogo em 11-9. O carioca anota 7/6(11-9) no set final e 2x1 no confronto, avançando de fase.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar