Beatriz Riscado/CBJ |
Depois de brilharem nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 conquistando o melhor resultado da história do judô brasileiro, os judocas que representaram o Brasil naquela competição foram homenageados, nesta terça-feira (26) no Rio de Janeiro, pela Confederação Brasileira de Judô com novas graduações. Os certificados e faixas foram entregues durante o Encontro Nacional de Kodanshas, tradicional evento do calendário da CBJ, que reúne os maiores mestres do judô brasileiro anualmente para as promoções de Dan.
Destaque para os experientes Rafael Silva Baby, Ketleyn Quadros e Rafaela Silva, que foram promovidos ao 6º dan e entraram para o prestigiado grupo de judocas Kodanshas, aqueles que portam a faixa vermelha e branca. Os três eram faixas pretas 5º Dan e receberam mais um Dan referente ao ciclo olímpico Paris 2024. Mayra Aguiar também receberia a honraria, mas não pode comparecer. Sua graduação será marcada em outro momento.
“Feliz demais. A responsabilidade só aumenta. A gente fica pensando quando foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez. Colocar uma faixa nova é bastante emocionante, estou muito feliz de curtir esse momento com o judô brasileiro e com a Rafa e com a Keka, que são históricas. É uma bela iniciativa da CBJ. A gente contribui com o judô brasileiro lutando os Mundiais, as Olimpíadas e acho que é válido esse reconhecimento recebendo nossa graduação”, Disse Rafael Silva, o 'Baby'.
"É um momento muito especial. Quando eu comecei no judô aos cinco anos, um dos objetivos era sempre fazer a troca de faixa ao final do ano. Mas, jamais achei que chegaria à Kodansha. Quando a gente chega na preta fica muito focado em ciclo olímpico, competição, treino. Chegar nesse momento reflete tudo o que a vem doando ao judô brasileiro, ao esporte mundial. É uma honra e uma responsabilidade muito grande. Não, eu não estou me aposentando, seguirei competindo e espero poder retribuir tudo o que representa essa faixa e essa promoção”, disse Rafaela.
Pela regulamentação de graus da CBJ, a cada ciclo olímpico completo, o atleta da seleção adiciona mais um Dan à sua graduação. Se continuar em atividade para o ciclo de Los Angeles, se junta a Rafaela e Ketleyn como as única judocas 6º dan em atividade no judô brasileiro - Baby anunciou sua aposentadoria do judô competitivo.
Além deles, Daniel Cargnin e Rafael Macedo foram promovidos ao 4º Dan; Beatriz Souza, Larissa Pimenta e Natasha Ferreira receberam o 3º Dan; Leonardo Gonçalves foi promovido ao 2º Dan e Michel Augusto recebeu sua faixa preta 1º Dan por mérito. O mesmo Dan foi outorgado à novata Clarice Ribeiro, bicampeã mundial juvenil, que também passou da faixa marrom à preta por mérito.
0 Comentários