Últimas Notícias

Kauã, Mapelli, Omira e Beatriz vencem o Campeonato Brasileiro de canoagem slalom

Disputas encerraram a competição nacional realizada em Tomazina-PR. Confira os resultados nas categorias Menor, Júnior e Sênior.

Foto: CBCa

O domingo ensolarado (24) em Tomazina-PR foi de provas de Canoagem Slalom pelo Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Caiaque Cross 2024, e marcou não só o encerramento da competição, mas o de disputas da  canoagem na temporada.

Nas disputas da Categoria Sênior, grandes duelos nas águas entre nomes já conhecidos definiram os vencedores. No masculino, os triunfantes foram Kauã Luiz (C1) e Guilherme Mapelli (K1). Já no feminino, o título ficou com Beatriz Motta (C1) e Omira Maria (K1).

No lugar mais alto do pódio do K1 Masculino Sênior, Mapelli celebrou: “Sensação indescritível, muito feliz com o título. Apesar de alguns imprevistos no trajeto até Tomazina, tudo que eu planejei na competição, principalmente na descida final, deu certo”.

Um motivo mais do que especial fez o atleta comemorar em dose dupla: “Desta vez teve um fator a mais para dedicar este título, que é para o meu filho que vai nascer ano que vem”, celebrou Mapelli. O experiente atleta soma esta vitória a uma ampla bagagem de conquistas que inclui um Ouro nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.

“Muito feliz com essa medalha. Fazia um bom tempo que eu vinha treinando para ser Campeão Brasileiro e graças a Deus consegui este ouro. Vou me preparar bem para a próxima temporada, que já terão as seletivas no começo do próximo ano!”, destaca Kauã Luiz, o vencedor do C1.

A vencedora K1 Feminino Sênior, Omira Maria, também comemorou: “A competição foi muito legal. Dei meu máximo e consegui ganhar. O canal é desafiador, mas consegui fazer meu melhor, competindo em duas categorias e saindo vitoriosa em ambas”, diz a atleta, que teve êxito no sábado, no Caiaque, e no domingo, na Canoagem.

Campeã na C1 Feminino Sênior, Beatriz Motta faturou o título pelo terceiro ano seguido: “Não é pra qualquer um. Uma pista técnica por que ela é rasa e tem muita pedra. Mas foi muito bom e deu tudo certo”, celebra.

Bia, atleta há 13 anos, agora inicia paralelamente sua carreira como treinadora: “Uma experiência nova pra mim, começando com a iniciação e estou amando. As crianças precisam da gente e precisamos trazê-las para o esporte, pois independente de for canoagem, basquete ou futebol, o esporte forma as pessoas e muda a índole completamente”, exclama.

PARCERIA PELA CANOAGEM

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, avaliou de forma positiva o campeonato: “Tivemos um momento histórico neste campeonato com a prova de iniciantes, algo fenomenal com 186 inscritos em uma pista personalizada. Na competição principal tivemos disputas acirradas e foi tudo perfeito graças a Prefeitura local, o Governo do Estado e a FEPACAN (Federação Paranaense de Canoagem)”, pontua.

Satisfeito com a temporada, o presidente deixa seu agradecimento aos envolvidos: “Mais um temporada sendo entregue e só temos que agradecer toda equipe da Confederação, das Federações, as equipes dos atletas, comissão técnica em geral. Não fosse eles com certeza não conseguiríamos. A palavra chave é parceria”, finaliza. 

Argos Gonçalves, presidente da Federação Paranaense, também deixou sua palavra: “Com a parceria com o Governo do Estado do Paraná, Paraná Esportes e Secretaria de Esportes do Estado, estamos fechando o ano com as provas em um local sensacional que é Tomazina. A pista da cidade é um prato cheio para quem gosta de adrenalina”, diz. 

A edição de 2024 do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Caiaque Cross reuniu grandes nomes da modalidade e proporcionou também uma grande oportunidade para os jovens iniciantes. A união de atletas experientes com novos talentos fortalece ainda mais a base da canoagem nacional, incentivando o crescimento e a evolução do esporte no Brasil. O evento não só destacou a técnica e dedicação dos competidores, mas também reafirmou a importância de criar espaços para o desenvolvimento de futuras gerações. O sucesso desta edição reflete o potencial da canoagem no país e a importância de continuar investindo em atletas em todos os níveis.

CIDADE REFERÊNCIA

O prefeito de Tomazina-PR, Flávio Zanrosso,  falou sobre a estrutura que a cidade ofereceu aos participantes: “O Parque das Corredeiras é um lugar lindo da nossa cidade. Tivemos uma ideia em 2017 de buscar recursos para fazer uma pista de canoagem dentro do Rio das Cinzas. Junto a esta obra, fizemos quadras de beach tênis, vôlei, futebol, restaurante, lago para prática de caiaque polo e outras modalidades”, conta o chefe do executivo local. 

“Além disso, fizemos aqui a sede da Associação Tomazinense de Canoagem. Neste parque que acontece a escolinha de canoagem da cidade com dezenas de alunos e é um sucesso da nossa cidade. Aqui estamos recebendo o Brasileiro, já recebemos o Pan-Americano e estamos sempre de portas abertas. Isso trás pessoas de fora e gera renda a cidade. Muito gratificante”, conclui.

CONFIRA OS RESULTADOS DA CANOAGEM SLALOM:

C1 Feminino Menor:

Olinda do Carmo Maldonado Gonçalves (PR) - IMEL - 168.33

Izabelly Galvão de Freitas (SP) - APEN - 161.84

Milena Sofia (PR) - IMEL - 109.44


C1 Feminino Júnior:

Milena Sofia (PR) - IMEL - 109.44

Nicole Rocha Gomides (PR) - ATOCA - 133.18

Micaelly Henrique de Godoi (PR) - ATOCA - 114.57


C1 Feminino Sênior:

Beatriz de Paula Simões da Motta (SP) - APEN - 97.50

Daniela Sofia (PR) - IMEL - 105.26

Poliana Sofia (PR) - IMEL - 126.79


C1 Masculino Menor:

João Paulo Salgado Neves (SP) - APEN - 127.81

Gerson Terres de Oliveira Junior (PR) - IMEL - 106.30

Samuel Heitor Rodrigues Cavalcante (SP) - APEN - 163.33


C1 Masculino Júnior:

José Augusto Vieira de Souza (SP) - APEN - 104.95

Gabriel Balem Frois (PR) - IMEL - 112.66

Nilson dos Santos Rodrigues (PR) - IMEL - 113.70


C1 Masculino Sênior:

Kauã Luiz Amaral da Silva (SP) - APEN - 90.82

Pedro Henrique Gonçalves da Silva (SP) - APEN - 91.67

Allan Kauã da Silva Ferreira (PR) - Semeando - 98.79


K1 Feminino Menor:

Emanuely Maiara Rodrigues Birkheuer (PR) - IMEL - 126.38

Olinda do Carmo Maldonado Gonçalves (PR) - IMEL - 150.17

Izabelly Galvão de Freitas (SP) - APEN - 126.30


K1 Feminino Júnior:

Milena Sofia (PR) - IMEL - 103.83

Micaelly Henrique de Godoi (PR) - ATOCA - 100.33

Monique Jeanne de Paula Vieira (SP) - APEN - 137.47


K1 Feminino Sênior:

Omira Maria Estácia Neta (RJ) - BFR - 90.63

Daniela Sofia (PR) - IMEL - 102.16

Milene Wolf (SP) - APEN - 106.06


K1 Masculino Menor:

Gerson Terres de Oliveira Junior (PR) - IMEL - 92.36

Pedro Balem Frois (PR) - IMEL - 117.41

Kauan Henrique de Souza Ramos (SP) - APEN - 127.00


K1 Masculino Júnior:

Max Cunha Rodrigues (PR) - ATOCA - 90.08

Natan da Silva Fros (RS) - ASTECA - 86.47

José Augusto Vieira de Souza (SP) - APEN - 87.30


K1 Masculino Sênior:

Guilherme Marcello Mapelli (RS) - ASTECA - 77.30

Pedro Henrique Gonçalves da Silva (SP) - APEN - 78.48

Allan Kauã da Silva Ferreira (PR) - Semeando - 80.83

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar