Últimas Notícias

Kawani Carneiro e Erick Costa se destacam no ciclismo nos Jogos da Juventude 2024

Kawani Carneiro levou o ouro em todas as provas (Foto: Divulgação)
Kawani Carneiro levou o ouro em todas as provas (Foto: Divulgação)

A competição de ciclismo nos Jogos da Juventude 2024 trouxe grandes emoções na cidade de João Pessoa. Os destaques ficaram com performances marcantes de Erick Cruz, do Pará, e Kawani Carneiro, de Pernambuco, que dominaram as provas em suas respectivas categorias.

Kawani Carneiro: três ouros e domínio absoluto

Kawani foi o grande destaque no feminino, conquistando três medalhas de ouro em diferentes provas. Na quinta-feira, 14, ela brilhou na prova de velocidade 500m, garantindo o lugar mais alto do pódio e deixando para trás Amanda Lopes, de Mato Grosso do Sul, e Yasmin Ramos, de São Paulo.

Kawani continuou sua trajetória vitoriosa na sexta-feira (15), ao vencer a Prova por Pontos, mostrando resistência e estratégia. O pódio foi completado por Yasmin Ramos e Laura Silva, do Paraná.

No sábado (16), Kawani encerrou sua participação com chave de ouro na prova de estrada em circuito, novamente deixando Yasmin em segundo e Elisa Gomes, do Pará, com o bronze.

História de superação e sucesso

Kawani Sofia precisou fazer “vaquinha” para substituir bicicleta roubada (Foto: André Durão/COB)
Kawani Sofia precisou fazer “vaquinha” para substituir bicicleta roubada (Foto: André Durão/COB)

Com apenas 16 anos, a pernambucana superou adversidades para chegar ao topo do pódio. Desde que começou no esporte para tratar uma condição respiratória, sua trajetória tem sido marcada por conquistas e desafios. A jovem, que iniciou no triatlo aos 8 anos, competiu com uma bicicleta nova adquirida graças a uma “vaquinha” organizada após ter seu equipamento roubado.
Foi um momento difícil, mas deu tudo certo. Eu amo muito o ciclismo e gostaria que a modalidade fosse mais valorizada. No Brasil se fala muito de futebol, mas temos atletas bons em várias modalidades.
Ela volta às pistas no dia 18, para disputar o triatlo.

Erick Cruz: Ouro em série e consistência no circuito

Erick Cruz, do Pará, e Mauro Júnior, do Acre, dominaram a prova de resistência do ciclismo nos Jogos da Juventude 2024 (Foto: Ana Patrícia/COB)
Erick Cruz, do Pará, e Mauro Júnior, do Acre, dominaram a prova de resistência do ciclismo nos Jogos da Juventude 2024 (Foto: Ana Patrícia/COB)

No masculino, Erick Cruz mostrou força e determinação ao garantir o primeiro lugar em duas das provas mais disputadas. Na sexta-feira, ele venceu a Prova por Pontos, superando Samuel Doria, da Bahia, e Bruno Domingos, do Paraná, em uma prova de resistência e estratégia.

No sábado, Erick brilhou mais uma vez na prova de estrada em circuito, deixando Mauro Henrique da Rocha, do Acre, com a prata, e João Pedro Petry de Oliveira, do Rio Grande do Sul, com o bronze.

Com o apoio da família

Natural de Soure, no arquipélago do Marajó, no Pará, o jovem atleta enfrentou grandes adversidades para chegar ao topo. Erick dedicou suas conquistas ao pai e treinador, Edinei Siqueira, que o apresentou ao ciclismo aos oito anos e sempre o incentivou a superar desafios, mesmo em condições adversas de treinamento no interior do Pará. 
Tava pensando em não vir. É muito cansativo. Eu tenho que pegar a lancha e ir lá da minha cidade pra Belém, que é a capital, umas duas horas e meia de viagem. De Belém para cá foi um dia e 19 horas de ônibus, longe demais. Mas, graças a Deus, meu pai me mandou pra cá, me incentivou, essa medalha é para ele. Pessoal lá (de Soure) merece, principalmente minha equipe lá, que gostam muito de mim.
Erick, que também foi o campeão dos Jogos Escolares, lembrou que a vida de atleta não é fácil:
Treino todo dia, é difícil ter um descanso, seja na chuva, no sol, na terra, na pedra, no piso, no barro, no mato. Quando comecei era meio pequeno, gordinho e ele falava que um dia eu ia ser alguém. Hoje em dia, graças a Deus, estou viajando muito longe da minha cidade. Agradeço muito ao meu pai por ter me botado no esporte. Venho tendo uma carreira ótima.

Demais resultados

Na prova de velocidade 500m masculino, disputada na quinta-feira, João Pedro Petry, do Rio Grande do Sul, levou o ouro, seguido por Ricardo Fiorio Cardoso, do Espírito Santo, e Pedro Lucas Dourado da Silva, do Mato Grosso do Sul.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar