Foto: Julio Detefon/STU |
Um daqueles momentos tão aguardados pelos skatistas brasileiros a pouco mais de uma semana para se concretizar. Após a realização de quatro etapas do STU National, está chegando a hora do Super Finals, em São Paulo, evento que definirá os campeões da temporada 2024. Os líderes do ranking, principalmente, chegam a grande metrópole do país tomados de expectativa. Na modalidade Street, Isabelly Ávila e Ivan Monteiro. No Park, Kalani Konig – no feminino, a líder Sofia Godoy fez uma cirurgia no tornozelo e está fora da disputa pelo título.
De todos os 48 skatistas que estarão no Parque Cândido Portinari de 22 a 24 de novembro, mais os 12 do Paraskate, quem já está mesmo com uma das mãos no troféu é o catarinense Kalani Konig. Das quatro etapas, ele foi campeão de três e soma 150 mil pontos no ranking (o pior resultado, que no caso dele foi em Florianópolis, é descartado). No novo formato de competição criado neste ano, até a pontuação do Super Finals ganhou um upgrade, com o campeão passando a receber 80 mil pontos, para dar ainda mais emoção à etapa de encerramento.
“Não tenho nem palavras para descrever esse momento que vivo no STU. Só tenho mesmo que agradecer a todo mundo: minha família, meu pai, minha mãe, meu irmão, minha namorada e meus amigos, que sempre estão juntos comigo. E a expectativa é muito grande para o Super Finals, que tem tudo para ser muito legal, porque chegam apenas os melhores da temporada, só teremos monstros competindo. Sem falar que as pistas são do mais alto nível”, disse Kalani, que também está entre os finalistas no Street, na nona colocação geral.
E por falar no Street, a líder entre as meninas, que venceu as etapas de Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS), é Isabelly Ávila, paulista de Itapetininga. Ela chega ao Super Finals com um total de 140 mil pontos, seguida de perto pela alagoana Carla Karolina, campeã em Florianópolis e que soma 124 mil pontos. Dois dos bons nomes de uma geração encabeçada por Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabi Mazetto, trio que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. E outros muitos talentos serão vistos na pista de São Paulo.
“Fico muito feliz por estar classificada para o Super Finals, em São Paulo, meu estado natal. Querendo ou não, foi um ano muito intenso, entre Mundiais e eventos do STU. Para essa última etapa, como em todas as outras, darei meu melhor, independentemente do resultado final. Gosto muito da pista em que iremos andar e desse novo formato de competição. Uma coisa é certa: vamos nos divertir, porque temos muitas meninas talentosas e de futuro no skate”, analisou Isabelly Ávila.
Ivan Monteiro é outro que andará em casa, diante da família
Morando há alguns anos na Califórnia, um dos berços do skate mundial, Ivan Monteiro vive um momento especial na carreira, como ele mesmo faz questão de ressaltar. Ele afirma que um dos objetivos traçados para 2024 foi justamente participar de todas as etapas do STU National. E, por ser paulistano, vibra por voltar a competir em casa depois de mais de sete anos e poder mostrar o seu rolê para todos os familiares. Ele sempre pontua em suas entrevistas que costuma colocar muita pressão sobre ele para performar no mais alto nível:
“Coloquei como objetivo disputar todo o circuito pela primeira vez, da primeira à última etapa, e buscar o topo do ranking. Com certeza, foi um divisor de águas na minha carreira. E me puxei demais, com muito foco e determinação. Minha expectativa para São Paulo é a maior possível. Essa pressão que coloco sobre mim é algo positivo porque me ajuda a manter o foco. E me dá confiança para chegar num evento desse porte e acertar minha linha e manobras planejadas. Estou ansioso para fazer acontecer e encerrar o ano da melhor forma”.
0 Comentários