Foto: KERSTIN JOENSSON / AFP |
Na cidade polar de Levi, na Finlândia, o esquiador Lucas Pinheiro encerrou a prova do slalom na quarta posição, terminando a 1.05s do campeão Clement Noel, da França, e 0.10s do terceiro colocado Loic Mellard, da Suíça. No ranqueamento da temporada, Lucas é quarto nas três tabelas contabilizadas, o esquiador somou 100 pontos, tendo 50 pontos conquistados no slalom e slalom gigante, cada.
No seu retorno ao esporte, após se aposentar em 2023, ainda como atleta norueguês, e ficar um ano fora da prática em alto nível, escolhendo representar o Brasil na nova etapa da carreira, o atleta nascido na Noruega igualou a melhor marca do país na modalidade, qual já era dono, com o quarto lugar obtido durante a disputa da Copa do Mundo de esqui alpino em Levi.
A etapa de Lucas foi forte e consistente, o brasileiro realizou a primeira descida em 1:00.53, suficiente para a 10° posição e a classificação para a segunda descida oferecida aos 30 primeiros. O ínicio de Lucas não foi bom, com setores acima do top-20, mas na segunda metade da prova o brasileiro desceu para 11°, na penúltima marca, e para a 10° no fim do traçado.
Na segunda descida, Braathen anotou 54.50s, fechando a soma dos tempos em 1:55.03s. A parcial da nova run de Lucas abriu com a oitava melhor saída, na sequência, Pinheiro foi o quarto melhor nos três setores seguintes até concluir a prova. Apesar disso, Lucas teve um deslize no terceiro setor e perdeu 0.41s, determinante para o resultado final.
Como foi o 21° de 30 a descer, o esquiador provisoriamente ocupou os lugares do pódio, mas Clement Noel (FRA), último a descer, foi a 1º com o tempo de 1:53.98, empurrando Lucas para a quarta posição. Completando o pódio, Henrik Kristoffersen (NOR) ficou a 0.80s do líder, na segunda colocação, e Loic Mellard (SUI) foi terceiro com 0.95s de desvantagem.
A estadunidense Mikaela Shiffrin ganhou o Slalom da etapa de Levi da Copa do Mundo de Esqui Alpino, e ganhou pela oitava vez na Finlândia.
— Surto Olímpico (@SurtoOlimpico) November 16, 2024
Como é de tradição na prova finlandesa, quem ganha leva uma rena. Shiffrin já tem 8!!! 🫎 pic.twitter.com/mJD93pNTk1
Na disputa feminina, a estadunidense Mikaela Shiffrin (1:47.20) venceu a prova e levou a oitava rena para casa, prêmio curioso dado aos vencedores em Levi, pela proximidade de 130km ao círculo polar ártico. Em segundo, a austríaca Katharina Liensberger ficou a 0.79s da líder e, na terceira colocação, a alemã Lena Duerr terminou 0.83s de Mikaela.
0 Comentários