Últimas Notícias

Matthew Richardson é suspenso do ciclismo na Austrália após trocar o país pela Grã-Bretanha

Matthew Richardson é suspenso do ciclismo na Austrália após trocar o país pela Grã-Bretanha
Foto: AFP/Emmanuel Dunand


O atleta do ciclismo de pista Matthew Richardson recebeu punições pela Austrália após trocar o país pela Grã-Bretanha em competições.

Richardson ganhou duas medalhas de prata e um bronze nos Jogos Olímpicos de 2024, representando a Australia antes de anunciar em agosto que iria competir pela Grã -Bretanha após o evento. Nascido em Maidstone, no Reino Unido, Richardson mudou -se para Warwick na Austrália Ocidental em 2008, quando tinha nove anos devido ao trabalho de seu pai. 

Ele foi selecionado para representar a Austrália no Campeonato Mundial de 2019 e depois venceu o Bronze da Austrália no Campeonato Mundial de 2020, mas, de acordo com o atleta de 25 anos, ele sempre teve a ideia de representar a Grã-Bretanha. 

Richardson teria tido discussões para representar a Grã-Bretanha andando de bicicleta em fevereiro deste ano em um evento em Adelaide, na Austrália, e acionou a mudança meses antes das Olimpíadas em Paris, onde ganhou três medalhas, mas supostamente solicitou que o órgão de governo global do ciclismo, a União Ciclistica Internacional (UCI), de se abster de anunciar sua mudança de elegibilidade até depois dos Jogos. 

Quando sua mudança foi oficialmente confirmada pela UCI e anunciada pela Grã-Bretanha em 19 de agosto de 2024, a comunidade de ciclismo australiana expressou surpresa e decepção acusando Richardson de manter as notícias em segredo e apenas informando treinadores e colegas de equipe pouco antes de ser oficialmente divulgado. 

A AusCycling, o órgão governamental nacional da Austrália, então lançou uma investigação dizendo que estaria revisando a duração e os termos do período que não poderia competir, talvez procurando impor uma cláusula de não competição de dois anos para Richardson, significativamente mais do que o UCI.

As regras que declaram uma troca de nacionalidades tornam o piloto inelegível para competir no mundial seguinte e no Campeonato Continental. A cláusula de não poder competir de dois anos foi considerada "legalmente inexequível", tornando Richardson elegível para representar a Grã-Bretanha até depois do campeonato de ciclismo europeu de 2025 na Bélgica em fevereiro de 2025. 

Na segunda-feira, a Auscycling anunciou que impôs três sanções a Richardson. De acordo com a declaração oficial, Richardson "não será elegível para se juntar à equipe de ciclismo australiana em nenhum momento do futuro", ele estará "proibido de usar qualquer recurso associado à equipe de ciclismo australiana ou a seus parceiros" e "Ele irá Seja inelegível para quaisquer prêmios relacionados a ausciclismo, efetivos imediatamente ".

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar