Foto: Júlio Detefon/CBSk |
O Ministério do Esporte enviou um ofício nesta sexta (08) para a CBSk, CBHP e COB referendando a CBSK como representante do skate brasileiro perante a World Skate e reafirmou que é ela a federação que receberá os recursos públicos.
Durante todo este ano, um imbróglio envolvendo a World Skate, CBSk e CBHP em relação a quem é o representante do Brasil na federação que rege o skate nos Jogos Olímpicos. Por divergências com o presidente da confederação de skate, Duda Musa, a WS baniu a CBSk do seu quadro, mas essa expulsão foi revertida no CAS. Momentaneamente, o COB geriu o skate, visando as Olimpíadas, mas o período foi curto graças a liminar da Corte.
Nas últimas semanas, o COB enviou carta a WS indiciando a CBSk como a federação para gerir o skate visando Los Angeles 2028 e agora, o Ministério do Esporte toma a mesma decisão. Em ambos os casos, se abriu uma possibilidade de uma nova federação, com a participação de CBSk e CBHP que represente o Brasil a nível internacional mas que ambas as confederações mantenham sua autonomia. A pasta ainda se ofereceu para mediar possíveis reuniões para essa nova federação.
Em relação a questão financeira, o Ministério deixou claro que os recursos públicos serão repassados a CBSk pelo fato de apenas os skate ser esporte olímpico e que caso um esporte do guarda chuva da CBHP entre nos Jogos Olímpicos, ela também passará a receber recursos do Governo Federal.
Com isso, a novela que chegou a ter capítulos de banimento e confusão parece estar se encaminhando para o seu final.
0 Comentários