Últimas Notícias

Neurologista e campeão olímpico na esgrima morre aos 67 anos

Neurologista e campeão olímpico na esgrima, morre aos 67 anos
Foto: Reprodução_Gazzetta Dello Sport


Campeão Olímpico na esgrima em Los Angeles 1984 e depois um renomado cientista, Gianfranco Dalla Barba, faleceu aos 67 anos de idade. 

De acordo com o Gazzetta Dello Sport, o italiano sofreu uma parada cardíaca fatal. Ele conquistou o ouro de Los Angeles no sabre por equipes ao lado de Angelo Arcidiacono, Marco Marin, Dino Best e Giovanni Scalzo. Quatro anos depois, retornaram ao pódio olímpico com o bronze de Seul 1988. 

Além das medalhas olímpicas, faturou três medalhas de prata e duas medalhas de bronze na Copa do Mundo. Ele cresceu em Petrarca, e após encerrar a sua carreira de esgrimista, Dalla Barba se formou e se especializou em neurologia em Pádua. 

Ele então continuou a atividade de pesquisa no laboratório de neuropsicologia, formando um dos primeiros grupos interdisciplinares italianos dedicados ao estudo de déficits cognitivos resultantes de lesões cerebrais. Ele sempre se dedicou a distúrbios neurocognitivos, ele foi pesquisador da Universidade de Cambridge, o Instituto National de la Santé et de la Recherche Médicale em Paris, onde dirigiu uma equipe clínica e de pesquisa sobre déficits de memória e diagnóstico precoce da doença de Alzheimer . 

Ele então retornou à Itália para ensinar neuropsicologia na Universidade de Trieste. Ele publicou recentemente o livro "O que é memória? Normalidade e patologia do ato de lembrar ". a memória da esgrima - É assim que o presidente da Federscherma, Paolo Azzi: "Gianfranco Dalla Beard foi um exemplo autêntico de carreira dupla, estabelecendo -se como um salar enorme e um excelente profissional no campo médico: uma medalha de ouro na plataforma e fora. Nosso esporte lases Um campeão com uma capital C e eu um amigo com quem compartilhei anos inesquecíveis ".

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar