Primeiro pódio dos Jogos da Juventude 2024 (Foto: divulgação) |
A estreia dos Jogos da Juventude 2024 começou com domínio do Norte e Nordeste no ciclismo, que inaugurou a competição na quarta-feira (13) com a prova de Potência Máxima, realizada no Centro de Convenções. Atletas dessas regiões, como Inácio Gabriel Almeida Luz, do Pará, e Alissya Mourão Andrade, de Roraima, se destacaram ao conquistar as primeiras medalhas de ouro da competição.
Primeiros campeões dos Jogos da Juventude 2024
Alyssia Mourão ganhou dois ouros na Prova de Potência Máxima de ciclismo dos Jogos da Juventude 2024 (Foto: Grazie Batista/COB) |
Na prova, os competidores têm 6 segundos de sprint para alcançar a maior potência na pedalada. Inácio Gabriel, que já acumula títulos nacionais, quebrou o recorde com 1974 watts, enquanto Alissya atingiu 1594 watts, superando sua própria expectativa. Inácio celebrou a conquista e destacou o foco que trouxe ao evento:
Eu prometi que levaria o ouro para casa e consegui. Não fiquei nervoso, eu vim focado para medalhar e foi a melhor coisa que me aconteceu. Hoje, me vejo inspirando outras pessoas.
Inácio Gabriel é de Paragominas, cidade localizada no interior do Pará. Ele está na terceira participação dos Jogos da Juventude. O ouro conquistado pelo paraense de 17 anos na prova de Potência Máxima na atual edição do evento se soma a outros sete títulos nacionais, contando as edições anteriores da mesma competição e a Copa Norte e Nordeste.
Já Alissya, em sua quarta participação nos Jogos, relatou surpresa com o ouro, relembrando sua trajetória desde que começou no ciclismo para acompanhar o pai.
Em 2023, eu ganhei a medalha de prata na prova de velocidade e, agora, não esperava levar o ouro, mas é sempre uma emoção muito grande medalhar.
A atleta de Boa Vista começou no ciclismo aos 8 anos para acompanhar o pai, que praticava corrida de rua. Em pouco tempo, o pai também aderiu ao ciclismo para acompanhar a filha nos treinos e tomou gosto pela modalidade.
Medalhas de prata e bronze
Josué Teixeira Feitosa Júnior, representante de Tocantins que foi campeão da prova masculina em 2023, ficou com a prata neste ano, ao atingir 1612 watts de potência. E Antônio Kaio Cavalcante Ferreira, do Piauí, fechou o pódio com 1609 W.
Na categoria feminina, Gracyanne Mesquita Barros, ganhou a medalha de prata para Rondônia, com 1377 W; e Ana Nikely Martins Guedes levou o bronze para o Distrito Federal, com 1210 W.
Prova de duplas mistas
Nas duplas mistas, Inácio Gabriel voltou a subir ao topo do pódio, ao lado de Bianca Walléria Meireles Fernandes, somando 2918 watts. Roraima também brilhou com a dupla Alissya Mourão e David Barros de Almeida, que conquistaram a prata, seguidos por Antônio Kaio Cavalcante e Andreia Monteiro Marques, do Piauí, com o bronze.
A prova de Potência Máxima, inspirada em protocolos da União Ciclística Internacional (UCI), não apenas revela talentos, mas contribui para a criação de um banco de dados da modalidade no Brasil, auxiliando na identificação de atletas com perfil para provas de velocidade ou resistência, como explicou José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo.
Resultados da prova de potência máxima – ciclismo
Masculina individual:
Ouro: Inácio Gabriel Almeida Luz - Pará (1974 watts)
Prata: Josué Teixeira Feitosa Júnior - Tocantins (1612 watts)
Bronze: Antônio Kaio Cavalcante Ferreira - Piauí (1609 watts)
Feminina individual:
Ouro: Alissya Mourão Andrade - Roraima (1594 watts)
Prata: Gracyanne Mesquita Barros - Rondônia (1377 watts)
Bronze: Ana Nikely Martins Guedes - Distrito Federal (1210 watts)
Duplas mistas:
Ouro: Pará – Inácio Gabriel Almeida Luz e Bianca Walléria Meireles Fernandes (2918 watts)
Prata: Roraima – David Barros de Almeida e Alissya Mourão Andrade (2897 watts)
Bronze: Piauí – Antônio Kaio Cavalcante Ferreira e Andreia Monteiro Marques (2697 watts)
Essas conquistas são apenas o início das 1598 medalhas que serão distribuídas durante os Jogos, que contam com 18 modalidades olímpicas. O ciclismo continua com provas de velocidade 500m, prova por pontos e estrada em circuito no bairro Bancários ao longo da semana.
Cerimônia de abertura
Cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude 2024 (Foto: Divulgação) |
Os Jogos da Juventude 2024 foram oficialmente abertos com uma cerimônia emocionante no Teatro Pedra do Reino, onde a campeã olímpica Beatriz Souza acendeu a pira. Os participantes poderão se inspirar em grandes nomes do esporte brasileiro, como a bicampeã olímpica Rebeca Andrade, o vice-campeão Caio Bonfim, e o medalhista Edival Pontes, o Netinho, que entregou a tocha para Bia na cerimônia de abertura.
Onde assistir
Os Jogos da Juventude 2024 em João Pessoa contarão com transmissões ao vivo para que todos possam acompanhar o desempenho dos jovens atletas. As principais competições, incluindo cerimônias e eventos de destaque, serão transmitidas no canal oficial do Time Brasil no YouTube, com cobertura completa, narração e comentários especializados.
O evento, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúne mais de 4.200 atletas de até 17 anos de 26 Estados e do Distrito Federal, que competirão em 18 modalidades até o dia 28.
0 Comentários