Últimas Notícias

Pepê Gonçalves e Omira Estácia vencem provas de canoagem slalom em torneio na Argentina

 
Foto: ©Gaspar Nobrega/COB
Direto de Aluminé, na Argentina, Pepê Gonçalves e Omira Estácia, com dois títulos, venceram provas de contrarelógio na canoa e no caiaque em torneio de ranqueamento mundial, nessa quinta-feira, 7. O primeiro dia de competição no Rio Ruca Choroi, na Patagônia Argentina, é uma preparação para o Sul-Americano de canoagem slalom e caiaque cross, que começa amanhã (08). Demais brasileiros competiram e Brasil apenas ficou sem ouro na canoa masculina.

Realizado no Rio Ruca Choroi, na Patagônia Argentina, o torneio aberto organizado pela Federação Internacional de Canoagem (ICF) e a Federação Argentina de Canoas (FAC) é uma competição que vale pontos para o ranqueamento mundial. No entanto, baterias esvaziadas e disputa entre Brasil e Argentina marcaram o primeiro dia de disputas. Além disso, o torneio aberto ocorrerá durante a realização do Sul-Americano sénio, sub-23 e júnior de canoagem slalom e caiaque cross, na mesma raia do Rio Ruca Choroi, que terá seu início amanhã.

O grande destaque do dia foi Omira Estácia com títulos na canoa e no caiaque. A mineira iniciou a trajetória na semifinal do caiaque feminino e foi terceira colocada, 9.42s atrás da líder argentina Nerea Castiglione e com 2s de punição adicionados, nessa prova, todas as oito inscritas avançavam a final. Na sequência, Estácia marcou 100.66s na canoa e liderou a semifinal do barco, botando 8.01s em Nerea. Igualmente, as sete competidoras inscritas foram à final.

Mais aclimatizada a água do Rio Ruca Choroi, Omira competiu na final do caiaque e anotou 94.12s, no entanto sofreu punição por toque em portão e o tempo final subiu para 96.12s, suficiente para ficar 3.52s de Castiglione, conquistando o título da prova. Na canoa, Estácia marcou 103.69s e foi a campeã com diferença de 7.32s para a segunda colocada Carolina Massarenti, da Colômbia. As brasileiras Daniela Sofia e Milena Sofia também competiram nas finais dos dois barcos, Daniela acumulou 4° lugar no caiaque e 3° na canoa, enquanto Milena foi 6ª e 5ª, no caiaque e na canoa, respectivamente.

Pepê Gonçalves abriu a campanha do título no caiaque com a liderança na semifinal, o canoísta olímpico marcou 78.49s e ficou 4.74s a frente do compatriota Murillo Sorgetz. Com 10 vagas em jogo, o brasileiro Patricio Di Monaco concluiu a sua participação na 10° posição, enquanto Guilherme Mapeli foi eliminado na 14° colocação. Na decisão, Pepê confirmou o amplo favoritismo e venceu a prova com o tempo de 79.34s, terminando apenas 0.50s do chileno Andraz Echeverria, na segunda posição. Fora do pódio, Murillo foi 5° e Patricio repetiu a décima posição obtida na semifinal.

Na prova da canoa masculina, todos os dez atletas se classificaram a final, com destaque para Charles Correa na liderança e Kauã da Silva na 5° posição, enquanto Vinicius Oliveira Sofia não iniciou a prova e foi desclassificado. Na final, os brasileiros ficaram em posições seguidas, mas dessa vez Kaua superou Charles e ficou na terceira posição, enquanto Corre terminou em quarto e acumulou 4s de punição.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar