Foto: Douglas Regi |
Entre os dias 11 a 16 de novembro foi realizado o Projeto Jovens Talentos, uma iniciativa da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) com parceria da Área de Desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A proposta trouxe para o Centro de Treinamento de São Paulo dez atletas destaques do Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil 2024, assim como seus técnicos formadores.
Os atletas participantes do Jovens Talentos não estiveram no NEBAR, principal camping de categorias de base dos anos de 2023 e 2024, visando resultados expressivos no Campeonato Mundial Juvenil e nos Jogos Mundiais Escolares. “Nós fizemos uma análise do último Campeonato Brasileiro de base e verificamos seis atletas masculinos e quatro atletas femininas que foram campeões, ou cadete ou juvenil. Mas eles não tiveram no NEBAR e nem nos eventos do Gymnasíade e Mundial Juvenil. Então, a gente percebeu que são talentos que não podiam estar fora do nosso acompanhamento, porque foram destaques no campeonato nacional. Os seis homens e as quatro mulheres foram campeões de suas categorias. Além de ser campeão, despertou o nosso interesse a questão técnico, tático, físico”, explicou Mateus Alves, Head Coach da Equipe Olímpica Permanente de boxe do Brasil e idealizador do projeto.
Como treinador, Mateus também destacou a importância de trazer para São Paulo os respectivos técnicos dos atletas. “A proposta desse projeto é sempre incluir os técnicos formadores na presença do atleta aqui no Centro de Treinamento. É uma maneira que a gente pode aproximar a equipe técnica da equipe olímpica com os treinadores da base, e assim trocar conhecimentos e ter um acompanhamento mais completo estando junto com o treinador, não só o atleta. Além de nós termos debates aqui de parte técnica, física, podemos passar uma semana inteira trocando conhecimento e estudos. Então acho que isso é fundamental para que quando ele volte para a sua cidade, ele possa também adequar trabalhos novos lá também”, explicou.
Base vem forte para 2028
Já pensando nos próximos ciclos olímpicos, o treinador já prospecta bons talentos que estão no projeto que podem chegar à equipe olímpica e buscar vaga em Los Angeles-2028. “Eu vejo atletas aqui, juvenis, com possibilidade de chegar na seleção, de chegar em 2028, sem dúvida nenhuma. Já tem jovem aqui batendo na porta. Acredito que em um, dois anos possa estar aqui na equipe. E a gente espera isso não só desse grupo, como o grupo que foi ao Mundial Juvenil, como o grupo que foi no Gymnasíade. A gente percebe uma geração muito forte no boxe brasileiro de base”, concluiu o Head Coach.
0 Comentários