Reprodução/X @DavisCup |
Competindo em casa, Rafael Nadal liderou a seleção espanhola composta além do Touro Miúra por Carlos Alcaraz, Pedro Martinez, Roberto Bautista e Marcell Granolers para a primeira fase da série mata-mata da Copa Davis. A partida pelas quartas de final da competição é a primeira rodada eliminatória e conta com dois jogos de simples e, se necessário, um de duplas para decretar a equipe triunfante.
Países Baixos derrotam a Espanha na Copa Davis e assim está encerrada a carreira de @RafaelNadal
— Surto Olímpico (@SurtoOlimpico) November 19, 2024
Muchas Gracias, Nadal pic.twitter.com/oMQdptYVNE
O confronto contra os Países Baixos, time que conta com Tallon Griekspoor, Botic Van de Zandschulp, Jesper de Jong e Wesley Koolhof se mostrou complicado desde o começo, mas Nadal abriu a primeira partida contra Botic para buscar a vitória da equipe espanhola.
A partida entre o espanhol e o neerlandês começou bem disputada, os tenistas confirmaram saques e Rafael apresentava esperança de conseguir adiar a despedida. Com o placar em 3/3, Van de Zandschulp perdeu game para Nadal, que abriu 4/3, e venceu as três parciais seguintes, com quebra sobre o ex-n°1 de Mallorca, anotando 6/4 e 1x0 com set point perdido.
Babolat made a new custom bag for Rafa Nadal’s retirement.
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) November 18, 2024
“Rafa Nadal & Babolat since 1995”
“1250 Babolat racquets and 0 broken”
22 Grand Slams.
36 Masters 1000.
23 ATP 500.
10 ATP 250.
This is so special. 🥹
(via Babolat IG) pic.twitter.com/g1V2kcjbgh
Na segunda parcial, Botic mostrou mais ritmo de jogo e força física, disparidade esperada pelo tempo parado de Nadal, e marcou 4/1 sobre o espanhol com dupla quebra de saque. Rafael vendeu a desvantagem cara para o neerlandês, disputou games longos, com ponto ganho em game com 11 bolas.
O espanhol diminuiu para 2/4 em novo game longo com 11 bolas e dois break points desperdiçados. Rafa anotou 3/4, salvando ponto de quebra, e pôs Botic em pressão, mas o tenista dos Países Baixos marcou 5/3 e 6/4, abrindo 1x0 para a nação neerlandesa e derrotando Rafael Nadal.
Buscando manter a seleção e a carreira de Nadal viva por mais uns dias, Carlos Alcaraz entrou em quadra para enfrentar Tallon Griekspoor. A partida começou difícil para o espanhol, além de game inicial com 11 bolas, vencido pelo neerlandês, Alcaraz precisou recuperar quebra de saque sofrida em 2/4.
O espanhol devolveu a quebra e empatou em 4/4. Tallon salvou ponto de quebra para anotar 5/4 e o jogo foi à 6/6. No tie-break, Alcaraz venceu os sete pontos e marcou 7/6(7-0) e 1x0. No segundo set, Carlos abriu 3/0 e 4/1, o tenista espanhol administrou a vantagem e controlou o jogo até marcar 6/3 e 2x0, igualando a série entre os países em 1x1.
Na partida de duplas, Alcaraz se juntou a Marcell Granolers contra Wesley Koolhof e Botic para definir a equipe vencedora. Em primeiro set sem saques perdidos, os espanhóis salvaram 3/3 pontos de quebra e os neerlandeses 1/1.
Três games se destacaram, com o 2° e o 7° tendo 9 bolas, o 8° contando com 11 e o 10° tendo set point de Carlos e Marcell desperdiçado, além de 13 saques. Com a série em 6/6, foi necessário o tie-break. Os tenistas dos Países Baixos abriram 3-1 e 4-3, mesmo com empate espanhol em 4-4, Wesley e Botic marcaram 7/6(7-4).
Na segunda parcial, Alcaraz e Granollers abriram 2/1 com quebra do saque neerlandês e sofreram empate em 4/4. As equipes confirmaram serviços e o jogo igualou em 6/6, novamente forçando o desempate até 7 pontos. A equipe dos Países Baixos anotou 3-2, e após o empate em 3-3, marcou os quatro pontos finais para 7/6(7-3), finalizando o placar em 2x1.
0 Comentários