Últimas Notícias

Roger Federer publica emocionante carta aberta para Rafael Nadal: "você me desafiou de uma forma que ninguém mais poderia"

Ella Ling/ Shuttershock


Roger Federer postou nas suas redes sociais uma carta aberta para Rafael Nada, que começa sua despedida das quadras nas finais da Copa Davis, que começam nesta terça (19) em Málaga, Espanha. Aposentado desde 2022, Federer fez questão de exaltar o maior rival e amigo

"Comecemos pelo óbvio: você me venceu - e muito. Mais do que consegui vencê-lo. Você me desafiou de uma forma que mais ninguém poderia. No saibro, parecia que eu estava entrando no seu quintal. Fez eu trabalhar mais do que jamais pensei que poderia, apenas para me manter forte. Você fez eu repensar meu jogo - chegando ao ponto de alterar o tamanho da cabeça da minha raquete, na esperança de obter alguma vantagem."

Na carta, Federer reconheceu derrotar Nadal em seu auge no saibro era praticamente impossível e competir contra ele o fez gostar ainda mais do tênis. Mas ele admite que no início dos duelos entre os dois, não era assim:

"Depois do Australian Open 2004, cheguei a número 1 pela primeira vez. Pensei que estava no topo do mundo. E estava, até dois meses depois, quando você entrou em quadra em Miami com a camiseta vermelha sem mangas, mostrando os bíceps, e me derrotou de forma convincente. O que ouvia sobre você? Um jovem jogador fantástico de Mallorca, um talento geracional, que provavelmente ia ganhar um Grand Slam, não era só 'hype'."

Federer aproveitou para a gradecer mais uma a presença do espanhol em sua despedida na Laver Cup em 2022, onde os dois jogaram juntos em dupla: "O meu último jogo. Significou tudo para mim que estivesse lá ao meu lado, não como rival, mas como meu parceiro de duplas. Compartilhar a quadra contigo naquela noite, e compartilhar aquelas lágrimas, será para sempre um dos momentos mais especiais da minha carreira."

Por fim, Federer parabenizou Nadal e que estará sempre na torcida por ele: "Rafa, sei que você está focado nesta última fase da sua carreira épica. Vamos falar quando acabar. Por agora, só quero dar os parabéns à sua família e equipe, que tiveram um grande papel no seu sucesso. E quero que saiba que o seu velho amigo está sempre torcendo por você."

Entenda a rivalidade 'Fedal'


Federer e Nadal fizeram uma das rivalidades mais incríveis da história do tênis - e talvez de todo o esporte. Foram 40 partida entre os dois, com 24 vitórias para o espanhol contra 14 do suíço. Os dois se enfrentaram em 24 finais, sendo oito de Grand Slam. Nadal venceu as finais de Roland Garros em 2006, 2007, 2008 e 2011, e a final de Wimbledon em 2008. Federer venceu as finais de Wimbledon em 2006 e 2007, e a final do Australian Open em 2017.

Em partidas de exibição, o retrospecto continua favorável a Nadal, que venceu em sete partidas contra três de Federer. Eles também fizeram a histórica partida 'batalha de superfícies' em 2007, em uma quadra dividida em piso de grama e de saibro.  Nadal venceu por 7–5, 4–6, 7–6(12–10).

Apesar da intensidade dos duelos dentro das quadras, Federer e Nadal criaram uma grande amizade fora das quadras que ficou marcada na despedida de Federer na Laver Cup de 2022, quando Nadal chorava copiosamente ao lado do amigo enquanto ele recebia a homenagem pela sua carreira.


Confira carta na íntegra de Federer (em inglês)

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar