Foto Rosita Belinky/ABEE |
No próximo fim de semana, nos dias 15 e 16 de novembro, São Paulo sediará a etapa final do circuito da Copa Brasil de Escalada. Realizada na modalidade Guiada, a competição acontecerá no ginásio Casa de Pedra Perdizes. Além de valer pontos para o circuito e Ranking Brasileiro de escalada, as disputas também contarão para o para o Ranking Paulista da FEESP.
O circuito se encerra com a estreia da modalidade em uma etapa única, uma das novidades de 2024, junto com o novo formato de disputa na fase qualificatória da modalidade Boulder e da criação de um Ranking Juvenil na Copa Brasil. A competição contará com as categorias Principal e Juvenil (Sub-20 ao Sub-14), válidas pela Copa Brasil, além da categoria Infantil, válida pelo Campeonato Paulista.
Como a competição soma pontos para o Ranking Brasileiro de Escalada, que serve de base para a convocação da Seleção Brasileira, espera-se não apenas a presença de grandes nomes da escalada nacional, mas também fortes emoções na disputa pelo pódio e pelos últimos pontos decisivos no ranking. Esses pontos definirão, assim, a Seleção Principal de 2025.
Os atletas da casa, Felipe Ho e Samuel Silva, integrantes da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva Principal, estão inscritos para a etapa e competem para se manterem no time para 2025. O mineiro Davi Peres, que tem conquistado ótimos resultados nas competições de 2024, também estará presente em busca de conquistar pela primeira vez um lugar na Seleção Brasileira de Escalada.
Na competição feminina, também estarão presentes grandes nomes como as atletas da Seleção Juvenil, Mariana Hanggi (PR) e Laura Timo (MG). Campeã da Copa Brasil na modalidade Boulder e com excelentes resultados no Campeonato Brasileiro de Boulder e Guiada, Mariana encerra seu último ano na seleção Juvenil e compete em São Paulo mirando uma vaga na Seleção Brasileira da categoria Principal. Para Laura, um bom resultado na etapa garante a vaga tanto na Seleção Principal quanto na Juvenil.
As competições prometem um verdadeiro show de técnica e força por parte dos atletas. O evento inicia na sexta-feira (15/11), às 8h, e se encerra no sábado (16/11) com as aguardadas finais masculinas e femininas.
0 Comentários