Foto: Giovanna Garcia |
O Brasil conquistou uma vitória muito suada contra a Argentina pelos playoffs da Billie Jean King Cup neste fim de semana e muito disso passou pela tenista nº1 do Brasil, Bia Haddad Maia, por Carol Meligeni e o capitão Luiz Peniza.
Ambos fizeram do sábado um dia histórico. Bia venceu no simples e depois, quando o confronto estava em 2 a 2, fez dupla com Carol e elas venceram por 2 a 0 contra Julia Riera e Jazmin Ortenzi.
Os dois times estavam incialmente prevendo utilizar outras jogadoras, com o Brasil tendo Ingrid ao invés de Carol e Riera não estava nem entre as relacionadas para o confronto, já que ela havia anunciado desistência por lesão. Porém, na quinta, ela apareceu com a delegação argentina. O capitão brasileiro Luiz Peniza contou o motivo da alteração no Brasil e sobre como recebeu a mudança do time adversário.
"Quando ela (Riera) chegou na quinta feira e começou a treinar, a gente imaginou que sim, eles poderiam utilizar ela tanto na dupla quanto na simples, mas com uma probabilidade maior para ser a dupla. Acho que ela não viria para cá só para ficar e assistir. Com relação à Ingrid, a gente já trabalha durante a semana, a gente preparou o jogo de dupla com ela, mas ao longo da semana a gente deixou todas as jogadoras preparadas para uma possível entrada, como foi com a Carol no confronto em abril com a Alemanha, entrou no segundo ponto de simples e foi muito bem".
"A Ingrid estava com um desconforto (na coluna), e os fisioterapeutas que vêm com a gente, a avaliaram e acharam melhor a gente não arriscar nesse sentido. A gente tinha a Carol estando muito bem durante a semana, ela construiu uma semana muito positiva de trabalho, e já tinha a experiência da Billie Jean King anterior, e a dupla dela com a Bia já tinha feito um confronto decisivo com a Argentina num zonal no Equador, num confronto de 2 a 2. Então o histórico era positivo nesse sentido, e a Carol nessas competições ela sobe muito o nível. Acho que o sangue, da família Meligeni ajuda nessas competições por equipe, então essa foi a aposta", completou.
Por outro lado, Bia Haddad estava muito satisfeita com o resultado, o último confronto antes de suas férias. A paulista fez um balanço do ano e ainda revelou que saiu do WTA de Tóquio com o pensamento já na BJK Cup e na conquista da classificação.
"Foi um ano muito bom, muito positivo, muito aprendizado, principalmente ali na metade do ano. Consegui reverter e ter um final de temporada excelente e terminar agora classificando o Brasil para o Playoff da Billie Jean, que era o meu objetivo. Assim que eu saí da quadra de Tóquio, eu só pensei em me preparar da mesma forma para chegar aqui e poder ajudar o time. Então eu estou muito feliz. Isso é uma conquista de todas nós, individualmente. Mas especialmente em grupo, acho que a gente fortaleceu muito o grupo nessa etapa, a gente aprendeu com a derrota para a Alemanha, a gente tá muito forte pro próximo".
Agora, a top-20 do mundo vai para suas merecidas férias e volta no final de dezembro com a United Cup, que já vale para a próxima temporada.
Já Carol ainda irá disputar torneios este ano e falou que o resultado de hoje pode aumentar a confiança para os seus próximos jogos e na busca por pontos para estar no Australian Open.
"Comparado com o ano passado, joguei muitas semanas e ainda faltam algumas para acontecer. Então, me dá um gás para esse final de temporada. Já venho jogando bem faz um tempo, então acho que também essa vitória pelo Brasil acaba coroando um pouco desse trabalho que vem sendo feito, já que é um tipo de competição, que para mim, é muito importante. Jogar pelo Brasil acho que ajuda a aumentar a confiança, mostrar que mesmo tendo sido um jogo de dupla, no fim das contas, é tênis, então eu saber ter conseguido lidar com uma situação dessa de entrar no último ponto, ginásio cheio, ter segurado essa barra também me dá confiança para seguir na simples e conseguir fazer um bom final de temporada. Estou buscando aí alguns pontos para a Austrália, enfim, para a minha carreira no geral e tenho certeza que isso vai me funcionar, vai me dar motivação e me mostra que estou bem no caminho".
0 Comentários