Foto: Taba Benedicto / CBDV |
O Sesi-SP conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro de goalball tanto nas disputas masculinas como também nas femininas nesta sexta-feira (22) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Com os títulos, o clube paulista repete as campanhas vitoriosas de 2023 e 2022 nos dois gêneros. Agora, o Sesi-SP é heptacampeão com sua equipe feminina (vencedora também em 2023, 2022, 2019, 2017, 2016 e 2013) e pentacampeão com o time masculino (primeiro colocado em 2023, 2022, 2019 e 2017).
A final das mulheres foi disputada entre Sesi-SP e Icemat-MT, equipe que veio da segunda divisão de 2023 e esteve em sua primeira decisão da divisão principal do goalball brasileiro. Vitória do Sesi-SP por 9 a 0.
“É uma emoção muito grande ganhar um Campeonato Brasileiro. Até porque nós, da Seleção Brasileira, tivemos um ano muito turbulento. Não tínhamos vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris até recebermos um convite. Depois batemos na trave outra vez na busca por uma medalha. Levantamos nossa cabeça e representar nossa equipe. Demos nosso melhor em quadra. Não tem essa de que já ganhamos muitos títulos. Cada um deles é muito importante e se momento especial na minha vida”, disse a brasiliense Ana Gabriely Brito, do Sesi-SP.
Já a final masculina foi disputada pelo Sesi-SP contra a Apace-PB, tricampeã brasileira. A equipe paulista conquistou o título com vitória por 12 a 3.
“Nós sabíamos da condição do time deles, por isso nos concentramos muito na defesa, pois sabíamos que eles tinham um ataque muito bom. Sabíamos que defendendo bem o resto do jogo aconteceria naturalmente. Fizemos ajustes, assistimos a jogos deles e viemos com uma proposta qe graças a Deus deu certo, afirmou o brasiliense André Dantas, destaque da equipe do Sesi-SP com 7 gols marcados na partida.
A medalha de bronze entre as mulheres foi conquistada pelo Insep-SP, que superou o AMC-MT por 3 a 1. Nas disputas masculinas o terceiro lugar ficou com o Instituto Athlon, que derrotou o IRM-PR por 6 a 5.
O Campeonato Brasileiro reuniu 12 equipes no masculino e oito no feminino. Dos 12 atletas que defenderam o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, 10 competiram no CT Paralímpico, palco do evento. Na capital francesa, a equipe masculina conquistou a medalha de bronze, enquanto a feminina ficou na quarta colocação.
*com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes visuais (CBDV)
0 Comentários