Torcedores lotaram o Mineirinho para a disputa da final do Campeonato Mineiro (Imagem: Clara Fonseca) |
A final do Campeonato Mineiro de Vôlei masculino ficou marcada por mais uma vitória do Sada Cruzeiro, com destaque para o oposto Wallace e o ponteiro Douglas Souza. Mas o protagonismo também estava fora de quadra.
O Mineirinho voltou a receber uma partida de vôlei depois de mais de 5 anos, e nas arquibancadas estavam as organizadas do Sada Cruzeiro, que se mobilizaram para ocupar o palco da decisão.
Mesmo antes da reabertura do ginásio belorizontino o Sada contou com a presença de seus torcedores em jogos disputados em várias cidades como Uberlândia, São Paulo, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Campinas, e até mesmo Brasília, como conta o Fredson, líder da torcida organizada do Sada:
“Estivemos aqui (Mineirinho) na decisão contra o Sesi, ganhamos e passou. O Mineirinho fechou e a gente continuou peregrinando em Betim, Uberlândia, Contagem…”
Fredson cita a decisão contra o Sesi-SP pelo título da Superliga 2017/18, quando o Sada conquistou o sexto título na competição com o Mineirinho ocupado pela cor azul da torcida.
Arquibancada do Mineirinho lotada durante a final da Superliga 2017/2018 (Foto: Agênciai7) |
A mobilização é a chave para a presença constante e numerosa da torcida do Sada por onde quer que o time vá. É comum a organização de caravanas, especialmente em jogos importantes na temporada.
A força do time na modalidade também explica o ânimo do torcedor. A vitória na final do Campeonato Mineiro marcou a conquista do 15° título seguido da equipe, e a força não é apenas em Minas Gerais. O Sada é octacampeão da Superliga e da Copa do Brasil.
O sucesso nas quadras chama atenção da torcida do futebol, que também comparece em grandes números no Mineirão, e se junta à torcida do Sada embalada pelo histórico vitorioso no vôlei.
Apesar de carregarem o mesmo nome e cor, as torcidas organizadas das duas modalidades se diferenciam, como explica Fredson:
“A torcida Sada Cruzeiro surgiu através da logo do Sada, que é uma arara azul, um animal da fauna brasileira que está em extinção. E através de uma conversa entre a nossa diretoria, e a diretoria do Sada, nós sugerimos algo diferente do futebol, que é a raposa. Não deixando de ser Cruzeiro, mas como foi feita a junção Sada e Cruzeiro, nós da torcida optamos por diferenciar.”
Atualmente o Sada joga como mandante no Poliesportivo do Riacho na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, brigando por mais um título da Superliga com o apoio da torcida.
0 Comentários