Últimas Notícias

Yao Ming deixa o cargo de presidente da Associação Chinesa de Basquete

Yao Ming deixa o cargo de presidente da Associação Chinesa de Basquete
Foto:Reuters/Yew Lun Tian

O ex-pivô do Houston Rockets e uma das figuras mais proeminentes da NBA deixou o cargo de chefe do basquete chinês após sete anos. A instituição anunciou a notícia na última quinta-feira, atribuindo sua saída a uma "decisão pessoal".


Yao Ming está deixando o cargo e entregando as rédeas ao vice-presidente Guo Zhenming. O ex-All-Star e lenda da NBA, que se aposentou como jogador em 2011, ingressou na Associação Chinesa de Basquete em fevereiro de 2017. Mais tarde, ele se tornou presidente da CBA. Um ano antes, em 2016, Ming foi introduzido no Hall da Fama da NBA.


Selecionado como a escolha número um no Draft da NBA de 2002, a chegada de Yao à liga foi inovadora. Sua presença única fez dele um símbolo da abertura das portas para o Oriente. Ele provocou um aumento no comparecimento entre o enorme público chinês e mudou o cenário do basquete.


"Em 31 de outubro, o comitê executivo realizou uma reunião em Pequim para considerar e aprovar o pedido de Yao Ming para renunciar ao cargo de presidente da Associação Chinesa de Basquete e nomeou Guo Zhenming como o novo presidente", disse a associação em um comunicado.


O próprio Yao teria tomado a decisão "após uma consideração cuidadosa e com base no desenvolvimento do basquete na China e em seu planejamento pessoal", de acordo com o comunicado. "Espero que todos continuem a apoiar o basquete chinês comigo no futuro", disse Yao.


Yao, que foi reeleito presidente da CBA em dezembro de 2022, agora completará um mandato de sete anos que viu sucessos e desafios para o basquete chinês. Durante seu mandato, a seleção feminina ganhou medalhas de ouro em dois Jogos Asiáticos consecutivos em Jacarta e Hangzhou. Eles também garantiram o segundo lugar na Copa do Mundo Feminina da FIBA de 2022. No entanto, a seleção masculina não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio e Paris.


Yao usou sua experiência para modernizar o basquete chinês e promover o esporte. Ele fez progressos notáveis, como a introdução de tetos salariais na liga CBA. O seguro para os jogadores foi introduzido e a criação de ligas juvenis tornou-se um ponto focal para desenvolver talentos do basquete desde a base.


A associação informou que a administração nacional de esportes "expressou sincera gratidão" a Yao por suas contribuições. "Yao Ming é considerado como tendo feito um trabalho significativo na construção de uma base para levar o basquete às massas... (e) elevando o nível da seleção nacional", acrescentou a associação. "Os membros executivos respeitam e entendem a decisão pessoal de Yao Ming", concluíram.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar