Últimas Notícias

China vence Brasil por 3x0 na estreia da United Cup de tênis

Na estreia da United Cup, torneio misto de seleções de tênis que ocorre em Perth, na Austrália, o Brasil sofreu derrota por 3x0 para a China com revézes de Beatriz Haddad Maia, Thiago Monteiro e a dupla de Carol Alves e Rafael Matos. Nessa sexta-feira (27), os brasileiros iniciaram a temporada sem vitórias e vão buscar recuperação contra a Alemanha, na segunda e última rodada da competição, no próximo sábado (28), a partir das 23h.
 
Foto: Marcelo Leão/CBT

O conjunto brasileiro abriu a temporada 2025 com derrota para a China por 3x0, Bia Haddad Maia iniciou a série perdendo para Xinyu Gao de virada pelo placar de 5/7 6/4 7/5 em 3h22m. Em seguida, Thiago Monteiro caiu para Zhizhen Zhang após 54 minutos pelas parciais de 6/3 6/0. Fechando o dia, Carol Alves e Rafael Matos foram superados por Zhang/Zhang por 6/4 7/5 em 1h5m. Brasil joga pela sobrevivência contra a Alemanha, no sábado (28).

Na tabela de classificação do grupo E, localizado na cidade de Perth, a China lidera com 3-0 no placar, enquanto o Brasil fica em segundo com série em 0-3. A Alemanha ainda não jogou e faz a estréia contra a equipe brasileira no próximo sábado (28). Caso o Brasil perca, a seleção será eliminada, porém com vitória, ainda pode sonhar com a classificação como segundo melhor geral entre os três grupos em Perth.

A primeira partida de Bia Haddad (17° do mundo) após as férias do circuito de tênis foi marcada por câimbras, erros e derrota sofrida para a chinesa Xinyu Gao (175°) em 3h22m. A brasileira abriu 1x0 no primeiro set sobre Gao após furar o serviço da chinesa no game inicial, em seguida as tenistas trocaram quebras de saque entre o 10° e 11°. Com 6/5 no placar, Bia salvou duplo ponto de quebra e anotou 7/5. No 9° game, a paulistana desperdiçou set point.

Na segunda parcial, Xinyu apresentou câimbras e dificuldade de se mover com agilidade em quadra, apesar disso, foi superior a Haddad Maia, que errava muito e não aproveitava a queda de rendimento da rival, e furou o serviço da brasileira no 10° game para marcar 6/4 e 1x1. No último set, foi a vez de Beatriz sentir dores nas pernas e ambas tenistas deixaram o jogo lento. Entre o 7° e 8° games Bia e Gao trocaram quebras de saque e empataram em 5/5 em seguida. Xinyu aproveitou erros da brasileira e marcou 7/5 e 2x1.

O segundo jogo do dia entre Thiago Monteiro e Zhizhen Zhang terminou com nova vitória chinesa, Zhang superou Monteiro por 6/3 6/0 em 54 minutos e confirmou o favoritismo. Enquanto o asiático é o 45° simplista do ranqueamento mundial, o brasileiro ocupa a 109ª posição. Zhizhen não foi pressionado por Thiago e furou o serviço do cearense em quatro de cinco oportunidades. China 2x0 e vitória garantida.

A partida de duplas mistas fechou a conta para a China, a dupla brasileira formada por Carol Alves, que substituiu Bia Haddad Maia e Luisa Stefani, e Rafael Matos caiu para Zhizhen Zhang e Shuai Zhang pelo placar de 6/4 7/5. Apesar do maior domínio e vitória chinesa no set inicial, na segunda parcial a parceira brasileira conseguiu igualar o placar em 5/5 e sonhar com o empate, mas perdeu os dois games finais para Zhang/Zhang que anotaram 7/5 e 2x0.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar