Na estreia da United Cup, torneio misto de seleções de tênis que ocorre em Perth, na Austrália, o Brasil sofreu derrota por 3x0 para a China com revézes de Beatriz Haddad Maia, Thiago Monteiro e a dupla de Carol Alves e Rafael Matos. Nessa sexta-feira (27), os brasileiros iniciaram a temporada sem vitórias e vão buscar recuperação contra a Alemanha, na segunda e última rodada da competição, no próximo sábado (28), a partir das 23h.
Foto: Marcelo Leão/CBT |
O conjunto brasileiro abriu a temporada 2025 com derrota para a China por 3x0, Bia Haddad Maia iniciou a série perdendo para Xinyu Gao de virada pelo placar de 5/7 6/4 7/5 em 3h22m. Em seguida, Thiago Monteiro caiu para Zhizhen Zhang após 54 minutos pelas parciais de 6/3 6/0. Fechando o dia, Carol Alves e Rafael Matos foram superados por Zhang/Zhang por 6/4 7/5 em 1h5m. Brasil joga pela sobrevivência contra a Alemanha, no sábado (28).
Na tabela de classificação do grupo E, localizado na cidade de Perth, a China lidera com 3-0 no placar, enquanto o Brasil fica em segundo com série em 0-3. A Alemanha ainda não jogou e faz a estréia contra a equipe brasileira no próximo sábado (28). Caso o Brasil perca, a seleção será eliminada, porém com vitória, ainda pode sonhar com a classificação como segundo melhor geral entre os três grupos em Perth.
A primeira partida de Bia Haddad (17° do mundo) após as férias do circuito de tênis foi marcada por câimbras, erros e derrota sofrida para a chinesa Xinyu Gao (175°) em 3h22m. A brasileira abriu 1x0 no primeiro set sobre Gao após furar o serviço da chinesa no game inicial, em seguida as tenistas trocaram quebras de saque entre o 10° e 11°. Com 6/5 no placar, Bia salvou duplo ponto de quebra e anotou 7/5. No 9° game, a paulistana desperdiçou set point.
Na segunda parcial, Xinyu apresentou câimbras e dificuldade de se mover com agilidade em quadra, apesar disso, foi superior a Haddad Maia, que errava muito e não aproveitava a queda de rendimento da rival, e furou o serviço da brasileira no 10° game para marcar 6/4 e 1x1. No último set, foi a vez de Beatriz sentir dores nas pernas e ambas tenistas deixaram o jogo lento. Entre o 7° e 8° games Bia e Gao trocaram quebras de saque e empataram em 5/5 em seguida. Xinyu aproveitou erros da brasileira e marcou 7/5 e 2x1.
O segundo jogo do dia entre Thiago Monteiro e Zhizhen Zhang terminou com nova vitória chinesa, Zhang superou Monteiro por 6/3 6/0 em 54 minutos e confirmou o favoritismo. Enquanto o asiático é o 45° simplista do ranqueamento mundial, o brasileiro ocupa a 109ª posição. Zhizhen não foi pressionado por Thiago e furou o serviço do cearense em quatro de cinco oportunidades. China 2x0 e vitória garantida.
A partida de duplas mistas fechou a conta para a China, a dupla brasileira formada por Carol Alves, que substituiu Bia Haddad Maia e Luisa Stefani, e Rafael Matos caiu para Zhizhen Zhang e Shuai Zhang pelo placar de 6/4 7/5. Apesar do maior domínio e vitória chinesa no set inicial, na segunda parcial a parceira brasileira conseguiu igualar o placar em 5/5 e sonhar com o empate, mas perdeu os dois games finais para Zhang/Zhang que anotaram 7/5 e 2x0.
0 Comentários