Divulgação: Manan Vatsyayana / AFP |
Em uma decisão histórica anunciada na última quinta-feira (12), o Conselho da CONMEBOL aprovou a criação das Eliminatórias Femininas Sul-Americanas para a Copa do Mundo Feminina FIFA 2027. Essa nova competição será disputada entre 2025 e 2026, oferecendo duas vagas diretas e duas vagas para os playoffs intercontinentais. O Brasil, por ser o país-sede do próximo Mundial, já está automaticamente classificado e não participará do torneio qualificatório.
Fortalecimento do futebol feminino no continente
A iniciativa é um marco para o futebol feminino na América do Sul, ampliando o número de jogos competitivos para as seleções nacionais e promovendo o crescimento da modalidade em todas as Associações Membros da CONMEBOL. O formato do torneio prevê confrontos entre as nove seleções restantes, com cada equipe disputando oito partidas, sendo quatro em casa e quatro como visitante.
O torneio será realizado nas datas FIFA de 2025 e 2026, substituindo a CONMEBOL Copa América Femenina como o principal caminho para a classificação ao Mundial. A Copa América, no entanto, manterá sua relevância como qualificatória para os Jogos Pan-Americanos de 2027 e os Jogos Olímpicos de 2028.
Novo formato de disputa
O formato das Eliminatórias inclui um sistema de pontos corridos, onde os dois primeiros colocados garantem vaga direta na Copa do Mundo, enquanto o terceiro e quarto lugares avançam para os playoffs intercontinentais. Detalhes como os critérios para definir os mandos de campo serão divulgados em breve pelo Conselho da CONMEBOL.
0 Comentários