Últimas Notícias

Equilíbrio em quadra! Turno da Superliga tem aumento de 40% nas disputas de tie-breaks

Minas e Praia fizeram um dos grandes jogos da temporada, decidido no tie-break. - Foto: Eliezer Esportes/Praia Clube

 

O equilíbrio tem sido a marca de mais uma temporada de Superliga. Na edição 2024/2025 da principal competição entre clubes do vôlei brasileiro, emoção não tem faltado. O aumento no número de partidas decididas no tie-break tem chamado atenção dos “voleifãs” com um acréscimo de cerca de 40% em relação a temporada passada de Superliga.

 

Se ainda não atingimos uma excelência em performance, não podemos dizer o mesmo das emocionantes partidas que tivemos neste primeiro turno da Superliga 2024/2025. A primeira curiosidade é constatar que todas as equipes já disputaram ao menos um tie-break, até mesmo os times que ainda não venceram na competição.

 

O aumento mais significativo nas partidas decididas no tie-break foi observado na Superliga Masculina. Se na temporada 2023/2024 o turno terminou com 15 tie-breaks disputados, na atual edição chegamos a 21 jogos decididos no quinto set, um aumento de 40% e chegando a um terço dos jogos decididos no set desempate.

 

Na Superliga feminina esse aumento ficou menor mas ainda assim chama a atenção. Se na temporada anterior tivemos 11 partidas do primeiro turno decididas no tie-break, na edição 2024/2025 tivemos até então 15 partidas decididas no set desempate, um aumento de pouco mais de 36%, ou seja, a cada cinco partidas, uma foi para o quinto set.

 

Outra curiosidade sobre os tie-breaks nesta temporada, é que até mesmo as equipes que ainda não venceram já decidiram partidas no set desempate. Na disputa masculina, o Neurologia Ativa, que ainda não venceu e vive grave crise financeira já esteve por duas vezes em uma disputa de quinto set, enquanto no feminino, o Abel Moda Brusque conseguiu seu único ponto na competição até aqui ao levar a partida contra o Paulistano Barueri para o tie-break.

 

Na Superliga passada, o São Caetano não conseguiu um ponto sequer durante toda a competição feminina, que contou também com o Osasco sem disputar um quinto set no turno da competição. Na Superliga masculina da temporada 2023/2024, o campeão Sesi-Bauru também não esteve em nenhuma disputa de tie-break no turno do torneio.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar