Últimas Notícias

Saiba tudo sobre o Next Gen ATP Finals que contará com João Fonseca

Os 8 classificados em Jeddah .Foto: Divulgação/ATP.

Nesta quarta-feira (18/12) começa o Nex Gen ATP Finals em Jeddah na Arábia Saudita, torneio que reúne os 8 melhores tenistas sub-20 do ano. O torneio acontece desde 2017, esta será a sétima edição, devido a 2020 não ter ocorrido por conta da pandemia de COVID-19. Pela primeira vez o Brasil terá um representante e estamos falando da joia carioca João Fonseca de 18 anos. Aqui vocês saberão tudo sobre o formato do torneio e sua premiação, suas regras de jogo (bem diferente dos torneios tradicionais de Tênis), as análises dos adversários e dos grupos, além de transmissão. 

VOTE NO VIII PRÊMIO MELHORES DO ANO SURTO OLÍMPICO!


João se classificou ficando na 8ª colocação neste ano de 2024, ele teve uma ascensão meteórica no Rio Open, indo bem no decorrer da temporada de saibro; depois passou pela grama, e na sequência na quadra dura dos Estados Unidos onde ganhou o seu primeiro título profissional, o Challenger 75 de Lexington. Em vez de buscar pontos mais acessíveis na gira de saibro do segundo semestre na América do Sul, optou pela quadra rápida indoor na Europa onde teve bons desempenhos, mas não converteu tanto em pontos. Além dos torneios ATP, Fonseca foi super bem na Copa Davis, onde venceu 2/3 jogos. João é o mais novo dos 8 classificados e com menos tempo de profissional, portanto chega a este torneio como azarão e em busca de experiência.


Formato do torneio e premiação

O torneio é dividido em 2 grupos, o vermelho e o azul, com 4 tenistas cada. Os 2 melhores de cada grupo avançam para a semifinal. Em caso de empate, os critérios seguem: número de vitórias; número de partidas; confronto direto; porcentagem de sets vencidos; porcentagem de games vencidos; registros de confrontos diretos; e classificações da ATP. 

Só pela participação, cada tenista recebe 150 mil dólares, quem se tornar o campeão pode embolsar até 2 milhões e meio de dólares. Cada vitória na fase de grupos vale quase 37 mil dólares. 

As regras

Este torneio tradicionalmente traz novas regras para deixar o jogo mais dinâmico e rápido, algo que muitos acreditam serem experimentos para tentar emplacar no circuito profissional. Todavia, algumas regras são tão estranhas e não características do Tênis que dificilmente devem conseguir alcançar o objetivo. As principais mudanças de regras da edição de 2024, são:
  • Pontuação: Cada partida será disputada em melhor de 5 sets, até alcançar 4 games, não 6 como é tradicionalmente. Um tie-break será jogado se o placar do set chegar a 3/3. Os games adotam o sistema No-Ad, em que o sacador escolhe o lado de saque em caso de (40-iguais) e é jogado em ponto decisivo;
  • Troca de lados: Não haverá troca de lados após o primeiro game;
  • Aquecimento e troca de bolas: O aquecimento em quadra terá duração de 3 minutos, e não 5 como costuma ser;
  • Relógio de saque: Seguindo a iniciativa de 2023, o tempo entre pontos será reduzido de 25 para 15 segundos se o ponto tiver menos de três golpes. Será permitido até 8 segundos entre o primeiro e o segundo saque;
  • Regra de let: O jogo continuará normalmente se a bola tocar na rede durante o saque e cair na área de saque permitida, assim como é feito no circuito juvenil.


Grupos e adversários


Os grupos com os jogadores sorteados. Foto: Divulgação/ATP.

O João deu azar no sorteio e pegou os 3 cabeças de chave de cada pote. João começará o torneio contra Arthur Fils que é o jogador melhor ranqueado da competição e hoje ocupa a 20ª posição do ranking mundial; o segundo jogo será contra o tcheco Jakub Mensik, terceiro melhor ranqueado no campeonato e 48º colocado no ranking; João encerrará a primeira fase contra o estadunidense Learner Tien #122.

Além de ter dado azar no sorteio, João teve azar na ordem dos jogos, começar contra o melhor jogador é uma parada muito complicada, embora no único enfrentamento entre eles, João venceu por 2 sets a 0 (6/0 e 6/4) no Rio Open deste ano, mas eram outras condições e momento. Fils está no seu melhor ranking e venceu dois ATP's 500 de lá pra cá. Fils provavelmente entrará mordido para este jogo, pois no jogo do Rio Open, o francês foi surpreendido pelo brasileiro - chegando até a quebrar a raquete de raiva - se o João souber aproveitar isso, pode ser o seu trunfo.

Contra Mensik na segunda rodada, é outro jogo muito duro para o João. O tcheco é um jogador muito alto (1,93m), agressivo, tem um saque potente e joga muito reto, é o tipo de adversário que não encaixa com o jogo atual do brasileiro. 

Na última rodada, o João pode chegar já eliminado ou com alguma chance de classificação, e neste jogo é onde teoricamente o João chega com um leve favoritismo. Os dois se enfrentaram em duas ocasiões, João perdeu nas quartas de final de Roland Garros juvenil de 2022 e venceu o norte americano na final do US Open do mesmo ano. 

Caso o João tivesse sido sorteado no outro grupo, teria chances mais reais de avançar. Até contra o melhor cabeça de chave do grupo vermelho, Alex Michelsen, o João já o venceu em sua primeira partida de Masters 1000 que foi em Madrid. 

Pelo lado positivo do João, ele está descansado e treinando em ritmo forte, mas está sem ritmo de jogo. Ele é a zebra e sabe jogar assim, além de gostar desse tipo de jogo e evento. 

Transmissão

O Next Gen ATP Finals terá transmissão exclusiva da ESPN 2 e Disney+. Os jogos começam a ser transmitidos por volta de 08h. O campeonato começa na quarta-feira (18) e vai até domingo (22). Os jogos da primeira fase serão na quarta, quinta e sexta, com a semifinal sendo jogada no sábado e a final no domingo. 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar