Foto: Julio Detefon/STU |
O STU Pro Tour deixará de ser um evento do Circuito Brasileiro para ser uma liga mundial a partir do ano que vem. A informação foi publicada nesta quarta (11) pelo jornalista Marcel Merguizo, do Globo Esporte. O anúncio de sua criação deve ser feito em breve.
Atualmente, o STU é o circuito nacional de skate e tem a etapa do Pro Tour no seu calendário reunindo grandes nomes do skate no park e no street. Agora, a ideia é que se mantenha o circuito nacional mas também com um circuito internacional, com etapas no Brasil, Europa e Ásia.
Embora olímpico, o Park não tem uma liga mundial forte como o street, que tem a SLS, cuja final será neste fim de semana em São Paulo. Assim, o STU Pro Tour pode ocupar este espaço. No último ciclo, a World Skate teve um Circuito Mundial mas apenas com as categorias olímpicas e valendo pontuação para o ranking olímpico.
Os organizadores do STU querem que no ano que vem, o circuito tenha cinco etapas, aumentando para sete em 2026 e dez em 2027. Há ainda o objetivo de colocar o vert, miniramp e o paraskate nesta liga internacional.
Ao Globo Esporte, o fundador do STU, Diogo Castelão, disse que a liga pode trazer uma calendário consistente e ainda citou apoio do Governo Federal para a execução da ideia.
"O nosso objetivo é e sempre foi colocar o skateboard na prateleira das principais modalidades esportivas do planeta, pois esse é o seu lugar. Com o STU Pro Tour, os skatistas terão um calendário consistente e premiações crescentes para que continuem evoluindo sempre, consolidando-se como ídolos globais. Além das competições de altíssimo nível, promoveremos essa cultura e seus desdobramentos. Fico honrado pelo apoio do Ministro do Esporte, André Fufuca, pois mostra a compreensão e percepção que o projeto que nasceu no Brasil tem todas as credenciais para se consolidar como a maior plataforma do skateboard mundial''.
0 Comentários