Últimas Notícias

Tarcísio de Freitas afirma que brigará para os Jogos Pan-Americanos de 2031 serem na capital paulista: "Nós vamos brigar para trazer pra cá. São Paulo é São Paulo".

* Com Nathan Raileanu

Em entrevista exclusiva ao Surto Olímpico, o governador do estado de São Paulo Tarcísio de Freitas (REP-SP) afirmou, durante o Prêmio Paralímpicos, nessa quinta-feira (12) que o governo brigará para levar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031 para a capital paulista, onde é realizado o evento. Além disso, o chefe do executivo estadual prometeu reformar estruturas esportivas do estado. 

Foto: Marco Galvão/Alesp

Na premiação mais importante do movimento paralímpico brasileiro, o Prêmio Paralímpicos, realizada na cidade de São Paulo, o Governador Tarcísio de Freitas compareceu para receber o prêmio Aldo Miccolis, voltado a homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do paradesporto no Brasil.

Durante sua fala de agradecimento, o chefe do executivo paulista anunciou a assinatura de um processo licitatório para a construção de um velódromo no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que fica na capital paulista, para o fortalecimento da modalidade no país.

Após o fim da solenidade, o repórter Nathan Raileanu conversou com o governador de forma exclusiva e questionou o representante estadual sobre a disputa com Rio de Janeiro e Niterói pela realização dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031, "Vamos lá, nós vamos brigar pra trazer pra cá. São Paulo é São Paulo."

A cidade de São Paulo havia oficializado a intenção de receber o evento multiesportivo no meio do ano, tendo a candidatura reforçada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no dia 28 de setembro, durante o COB Expo. Esse movimento foi popularizado pela forte influência paulistana no esporte brasileiro.

Complexo do Ibirapuera em São Paulo
Foto: Divulgação/GESP

Por outro lado, a chapa conjunta de Rio de Janeiro e Niterói, cidades divididas pela Baía de Guanabara, ganhou força após as eleições municipais, com vitórias de Eduardo Paes e Eduardo Cavaliere, ambos do PSD, na capital fluminense, e de Rodrigo Neves (PDT) e Isabel Swan (PP), velejadora aposentada e membra da comissão de atletas da Panam Sports, na cidade de Niterói.

O atual prefeito do Rio Eduardo Paes comandou a cidade durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no entanto, foi da cidade vizinha de Niterói o primeiro passo, com convite ao gestor carioca para lançar a candidatura, encabeçada por Swan.


Caberá ao COB a decisão de qual cidade será a escolhida do país para a escolha da Panam Sports, organizadora do Pan-Americano, visto que apenas uma chapa por país pode ser enviada. O conselho de gestão Comitê Olímpico do Brasil deverá se reunir na terceira semana de janeiro para fazer a deliberação. A data limite do órgão continental é 31 de janeiro.

Além do Pan, o chefe do estado de São Paulo comentou sobre a reforma de complexos esportivos e a busca por mais eventos na capital, "a gente (governo de São Paulo) tá inclusive investindo na recuperação dos nossos equipamentos esportivos para isso, então a gente tá concluindo a obra do Mário Covas, a gente vai iniciar agora a recuperação do Ícaro, eu tenho certeza que era uma recuperação aguardada. A gente vai fazer depois a recuperação de todo complexo do Ibirapuera."

"Tem um investimento no Centro de Treinamento Paralímpico. E aí começando agora com esse projeto de engenharia do velódromo, que vai ser super importante, isso vai dar a capacidade para nós já brigarmos por mais competições, mais eventos e eu tenho certeza que quem ganha com isso é o estado de São Paulo", completou Tarcísio.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar