Foto: Alessandra Cabral/CPB |
O snowboarder André Barbieri, 43, conquistou a medalha de prata na Copa Europeia de snowboard, realizada em Phya, na Finlândia nos dias 18 e 19 de janeiro.
Na prova snowboard cross SB-LL1 (para atletas com deficiências nos membros inferiores), disputada no último domingo, André foi superado apenas pelo canadense Chase Jacob Nicklin, que ficou com a medalha de ouro. O pódio foi completado pelo australiano Aaron McCarthy.
Apesar da conquista, a pontuação de André foi insuficiente para sua classificação à Copa do Mundo de snowboard paralímpico, em Lenk, na Suíça, nos próximos dias 23 e 24 de janeiro. No entanto, a Federação Internacional de Ski e Snowboard (FIS) convidou o brasileiro por meio de um wild card e ele estará na competição.
“Segundo lugar na Europa Cup de ParaSnowboardCross em Pyha! Foi muito bom estar de volta neste lugar mágico!”, disse André após a prata na Finlândia.
A história do gaúcho no esporte paralímpico começou em 2011, ano em que ele quebrou o fêmur da perna esquerda após cair enquanto praticava snowboard convencional, em Mammoth Mountain, na Califórnia, nos EUA. Depois de quatro operações em cinco dias para reconstruir sua perna, o membro afetado precisou ser amputado. Após a amputação, André chegou a disputar provas de triatlo e surfe adaptado até descobrir a sua atual modalidade.
O gaúcho também foi um dos seis brasileiros que disputaram a última edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, realizada em Pequim, no ano de 2022. À oportunidade, ele ficou em 13º na mesma prova em que foi vice-campeão em Phya.
A Copa Europeia foi o primeiro evento na atual temporada de esportes paralímpicos de inverno com participação brasileira. Ainda haverá duas etapas do Mundial de esqui cross-country, de 12 a 14 de fevereiro, em Toblach, na Itália, e de 4 a 5 de março, em Trondheim, na Noruega. Também serão realizados Campeonatos Mundiais de biatlo, na Finlândia, e snowboard, no Canadá.
Além de André, o Brasil será representado por mais dez atletas nos torneios de esportes paralímpicos de inverno deste ano (veja a lista completa abaixo). Entre eles está a paranaense e campeã mundial Aline Rocha, vencedora da prova rápida de esqui cross-country e bronze nos 18km em Ostersund, na Suécia, em janeiro de 2023. A atleta também representou o Brasil nas últimas edições dos Jogos Paralímpicos de Verão, em Paris, no ano passado. À oportunidade, ficou na 13ª colocação nos 800m da classe T54 (cadeirantes)
0 Comentários